Belém terá campanha de vacinação contra o sarampo no domingo (28), na Praça da República
O público-alvo são crianças de 6 a 11 meses de idade para receber a dose zero e a população de rotina, de 1 a 59 anos.
A população de Belém poderá se vacinar contra o sarampo neste domingo (28), das 8h às 12h, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a ação visa intensificar a proteção da população, ampliar a cobertura vacinal e prevenir que a doença volte a circular pelo país.
O público-alvo da campanha são crianças de 6 a 11 meses de idade, para receber a dose zero, e a população de rotina, na faixa etária de 1 a 59 anos. Aos interessados, é necessário levar um documento com foto, CPF ou cartão SUS e a carteira de vacinação, se a pessoa tiver.
Manchas vermelhas no corpo e febre alta são os principais sintomas
O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo, sendo uma doença infecciosa altamente contagiosa, segundo o Ministério da Saúde. Por conta disso, é essencial estar com a vacina em dia, como a dupla viral, tríplice viral e tetra viral.
Os sintomas da doença incluem manchas vermelhas no corpo, febre alta, acima de 38,5°, além de tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
Uma pessoa com o vírus do sarampo pode transmitir a doença por via aérea, ao espirrar, tossir, respirar ou falar. A transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias depois do surgimento das manchas vermelhas pelo corpo.
Em caso de sintomas, o Ministério da Saúde aconselha procurar o serviço de saúde mais próximo. Não é recomendado ingerir nenhum medicamento sem orientação médica. Contudo, não há tratamento específico para o sarampo, apenas para aliviar os desconfortos causados pelos sintomas. Para os casos sem complicação, é indicado manter a hidratação, o suporte nutricional e reduzir a hipertermia.
Casos em Belém
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que não houve registro de casos de sarampo em Belém nos últimos três anos. Os principais sintomas da doença incluem febre e manchas vermelhas que começam no rosto, se espalham pelo corpo e geralmente não coçam, além de tosse, coriza ou conjuntivite.
Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), como informou a Sesma. Já nos casos em que os sintomas sejam mais intensos ou apresentem complicações, a recomendação é buscar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível em todas as UBS com sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Sesma também promove regularmente ações de imunização nos bairros do município. Segundo a Sesma, o esquema vacinal recomendado é de duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos. Desde maio, a Sesma também vem intensificando a cobertura vacinal contra o sarampo por meio da chamada “dose zero”, destinada a bebês de 6 a 11 meses.
Serviço
Campanha de vacinação contra o sarampo – Sesma
Data: 28 de setembro de 2025 (domingo).
Horário: 8h às 12h.
Local: Praça da República, em frente ao Theatro da Paz.
Documentos necessários: documento com foto, CPF ou cartão SUS e a carteira de vacinação, se a pessoa tiver.
Palavras-chave