MENU

BUSCA

Belém tenta cumprir meta de imunização contra a gripe influenza

No Dia Mundial da Imunização, Sesma lembra da necessidade a população de procurar os postos para se vacinar

Redação Integrada, com informações da Agência Belém

O Dia Mundial da Imunização é celebrado nesta terça-feira (9). Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) reforça a necessidade da população procurar os postos de saúde para se vacinar, até o próximo dia 30, contra a gripe influenza. A campanha nacional foi prorrogada por orientação do Ministério da Saúde. Esta é a última etapa da campanha, que começou em março, e foi dividida em fases pelo MS.

A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H2N3) e influenza B Victoria. Não protege contra o novo coronavírus, mas é fundamental no diagnóstico da doença. 

Na capital, devem se vacinar pessoas que compõem os seguintes grupos prioritários: idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas com indicação médica, funcionários do sistema prisional, adolescentes sob medidas protetivas, população privada de liberdade, profissionais das forças de salvamento e segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, pessoas com deficiência física, indígenas, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, mulheres no pós-parto, professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos.

“A meta é vacinar 433.798 pessoas dos grupos de risco, e quase 80% desta meta já foi cumprida. Contudo, fazemos um alerta para o público-alvo de crianças, gestantes, mulheres no pós-parto, professores de escolas públicas e privadas, e pessoas de 55 a 59 anos, pois são grupos que ainda não cumpriram a meta estabelecida”, orientou Nazaré Athayde.

Em Belém, todas as Unidades Municipais de Saúde (UMS’s) e Estratégias Saúde da Família (ESF’s) com salas de vacina oferecem o serviço aos munícipes, bastando comparecer a um destes locais com a Carteira de Vacinação em mãos. “Vale lembrar, entretanto, que a ausência do cartão de vacinação não deve ser um impeditivo para se vacinar. Nas unidades de saúde, o usuário pode resgatar o histórico de vacinas e providenciar uma 2ª via da carteira”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde.

Meningocócica ACWY – Em maio deste ano, o Ministério da Saúde incluiu no calendário de rotina de imunizações do SUS a vacina Meningocócica ACWY, direcionada para adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos. A vacina era ministrada, anteriormente, apenas na rede privada. Os adolescentes, acompanhados pelos pais ou responsáveis, devem procurar as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos da carteira de vacinação, para que a vacina seja administrada. A dose deve ser aplicada independentemente de o jovem ter recebido anteriormente a vacina Meningocócica tipo C, que passará a ser administrada somente para crianças menores de cinco anos.

Serviço: As salas de vacina do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ao procurar uma unidade, é obrigatório o uso de máscaras e é fundamental respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas e de higienização das mãos.