MENU

BUSCA

Arquidiocese cria paróquia para Santa Teresinha da Amazônia

Templo fica localizado no conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza, em Belém

Redação integrada de O Liberal

A Arquidiocese de Belém tem agora a sua 95º Paróquia, com a criação de mais um templo religioso, este com devoção a Santa Teresinha da Amazônia, na passagem Santa Teresinha, 27, no Conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14). O Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Carmelitas, ordem do qual Santa Teresinha pertenceu, é lembrado esta quinta-feira (16).

A Arquidiocese informa que a programação de inauguração será com tríduo de 14 a 16 de julho, às 19h.  O primeiro dia será com bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro, e o segundo, com o padre Fábio Quintal, que já foi pároco na região episcopal. 

Na quinta (16), terceiro e última noite, a programação contará com a presença do  arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. Dom Alberto fará a instalação da paróquia e dará posse ao primeiro pároco, padre Gabriel Aparecido Paes. Para concelebração é esperada a participação de dom Antônio Ribeiro e de padres da Região Episcopal Santa Cruz. 

A nova paróquia fará parte da Região Episcopal Santa Cruz, sendo desmembrada da Paróquia Jesus Ressuscitado e contará com três comunidades: Rosa Mística, Sagrada Família, São Arcanjo Gabriel.  

O padre Gabriel Aparecido Paes nasceu em São Paulo, tem 35 anos de idade e formação pelo Seminário São Pio X em Filosofia e Teologia. Ele foi ordenado em 6 do junho de 2018, e, desde então, exercia a função de vigário paroquial na Paróquia Jesus Ressuscitado.

A Região Episcopal Santa Cruz, criada por dom Vicente Joaquim Zic em 1991, tem como vigário episcopal o cônego Ronaldo Menezes e conta com mais 26 padres divididos em 15 paróquias que atuam nos bairros: Castanheira, Marambaia, Souza, Curió Utinga, Marco, Val-de-Cans, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Pedreira e Umarizal.