MENU

BUSCA

Morango do Amor: com alta procura, especialista alerta para consumo excessivo

Com milhares de visualizações na internet, o Morango do Amor conquistou a atenção e o paladar de quem valoriza uma boa sobremesa

Talita Azevedo | Especial para O Liberal

Feito com uma calda crocante e caramelizada, o Morango do Amor se tornou um fenômeno gastronômico nas redes sociais, conquistando a atenção e o paladar de quem valoriza uma boa sobremesa. O sucesso viral tem incentivado docerias a apostarem em diferentes versões da receita, incluindo com cobertura de chocolate, granulados coloridos e outras variações criativas. Apesar da alta procura e aumento das vendas, especialistas têm alertado para os efeitos do consumo excessivo.

De acordo com a nutricionista Milena Miranda, a receita é saudável até certo ponto. “A receita tradicional é feita com morango fresco envolto por uma camada de açúcar caramelizado. E embora o morango seja um alimento nutritivo, rico em vitamina C, fibras e antioxidantes, o problema está mesmo na cobertura de açúcar. Uma unidade de morango do amor (com 1 morango médio e caramelizado) pode ter em média de 70 a 100 calorias e cerca de 15 a 20 gramas de carboidratos, dependendo da quantidade de açúcar usada”, pontuou.

Além disso, a profissional recomenda uma a duas unidades de consumo por sobremesa. Embora pareça ser um alimento leve, o alto índice glicêmico do açúcar refinado provoca impactos no organismo. “A versão tradicional não é indicada para diabéticos, por conta do açúcar puro. O melhor horário para consumir é após uma refeição equilibrada (com fibras, proteínas e gorduras boas), para reduzir o pico glicêmico”, esclareceu.

Para deixar a receita mais saudável, Milena Miranda indicou alternativas como a troca do caramelo por chocolate amargo 70% derretido. “Usar adoçantes naturais, como xilitol ou eritritol, para uma versão low carb e fazer uma cobertura caseira com pasta de castanhas e cacau 100%, sem açúcar. Para os diabéticos é recomendado fazer o caramelo com açúcar de coco ou adoçantes próprios para forno e fogão e também optar por morangos frescos com iogurte natural e canela como substituto saboroso e nutritivo”, contou.

Com a febre dos morangos do amor na internet, diversos proprietários de docerias registraram alta procura na nova versão, como uma confeitaria do bairro do Umarizal. “Já trabalhávamos com os morangos envoltos em ninho e chocolate, já era do nosso cardápio, mas quando o morango do amor viralizou, tivemos uma explosão de pedidos e começamos a fazer. Nas redes sociais da doceria, tivemos um aumento de três mil seguidores dentro dessa semana. Hoje o morango do amor pode ser considerado um dos carros-chefes aqui da casa”, declarou a CEO do estabelecimento, Daniele Cruz.

Com as encomendas disparando, a empresária espera que a nova tendência gastronômica tenha vindo para ficar. “Eu espero que ela fique por muitos e muitos tempos. E já surgiram novos produtos que esperamos também agregar no nosso cardápio, depois do morango do amor pode ser a uvinha, a tangerina e quem sabe outras frutas”, estimou.

Para Daniele, o sucesso do morango do amor se dá por diversos segredos culinários. “O próprio preparo, desde o tempo que ele vai no fogo, a temperatura e a seleção dos ingredientes. A base do morango vai de açúcar, água, um corante para dar essa coloração chamativa e um pó que dá também aquele brilho. É  uma receita que todo mundo deve experimentar porque envolve a crocância da calda em volta, a umidade do morango e o creme do leite em linha que dá um diferencial na receita”, destacou.