MENU

BUSCA

Alunos fazem doação de sopa na Praça da República

Iniciativa envolveu comunidade de baixa renda e em situação de vulnerabilidade do entorno do local

Redação Integrada

A ideia do pequeno Ian Reis Miranda, de 10 anos, mobilizou toda uma turma do 5º ano da Escola Adventista do Coqueiro. Inspirado pela avó, que comumente faz doações, o aluno sugeriu, durante uma aula de educação financeira, que a turma se mobilizasse em torno de um gesto de solidariedade neste final de ano. Os alunos, familiares e funcionários da instituição decidiram então se reunir para distribuir um sopão, na noite desta quarta-feira (12), para a comunidade do entorno da Praça da República, que abriga dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade, além de trabalhadores de baixa renda.

"A minha avó junta pessoas para fazer ações como essas, para ajudar o próximo, assim como estamos fazendo hoje", explica Ian. "A gente pode ajudar o próximo, sentir a alegria de ser útil, porque a gente fica falando o tempo todo em fazer o bem, mas, na prática, acaba não fazendo nada. E aí nada no mundo muda", explica o garoto. 

Coordenadora do projeto, a professora Sandra Maria Gomes conta que a iniciativa surgiu em uma de suas aulas. "A escola lançou um projeto de educação financeira nesse ano. No livro, um dos tópicos fala sobre a confecção de um cofrinho. Com o dinheiro guardado nele temos que idealizar algo que envolva tanto a prática de poupar e gastar com consciência saudável, como a iniciativa de ajudar o próximo. Eu estava conversando com eles durante uma das aulas e aí surgiram várias ideias dos alunos. O Ian deu essa sugestão e todo mundo aderiu", explica. "Percebi que eles receberam a ideia com muito amor", acrescenta.

Uma das pessoas que aproveitou o momento solidário foi o reparador de carros Florisvaldo Farias, que não poupou elogio às crianças e emocionou a todos. "Isso aqui é um gesto de amor, de carinho. É isso que tá faltando pro povo: humanidade. As crianças já têm amor pelo próximo e isso alegra muito o coração de Deus, o meu e o nosso coração. Através da unidade a gente alcança o nosso objetivo. Desejo a essas crianças, que têm um futuro imenso pela frente, que estudem e obedeçam os pais", elogiou ele, que ganhou aplausos das crianças e dos pais presentes.

Belém