MENU

BUSCA

Ainda de ressaca? Saiba como amenizar os efeitos dos drinks de final de ano

Ingestão de água, frutas e alimentação leve são as melhores medidas para quem exagerou no consumo de bebidas alcoólicas

O Liberal

As festas de fim de ano são momentos de confraternização e podem levar ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principalmente no ano novo. O resultado de todo esse excesso é bem conhecido: ressaca.  Após o consumo de grandes quantidades de álcool, os sintomas dessa experiência geram vários efeitos fisiológicos e psicológicos desagradáveis e podem envolver enjoos, mal estar, dor de cabeça. 

Todo esse consumo de bebidas está longe de ser considerado saudável. A ressaca é provocada pelo consumo excessivo de álcool, independente da forma e tipo de bebida consumida. No entanto, dependendo do tipo que o composto possuir, a ressaca pode ser mais severa. "O vinho tinto, por exemplo, apresenta etanol e metanol. Assim, o organismo metaboliza o etanol primeiro e o metanol depois, gerando maior mal-estar no dia seguinte. A interferência de outros congêneres na severidade da ressaca provocada pelo álcool ainda é desconhecida", explica Luanna de Melo, doutora em Neurociências e Biologia celular e professora na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

VEJA MAIS

O que fazer no dia seguinte?

Para recuperar o corpo depois das confraternizações, é importante ingerir bastante água e alimentos leves, ricos em vitamina C, por exemplo. Além disso, é recomendado o uso de isotônicos e prefira uma alimentação equilibrada durante e depois do consumo de álcool. O professor Cristian Belém, de 23 anos, já segue todas essas dicas e as usa, principalmente, quando a ressaca é oriunda do excesso de cerveja.

"Durante eu estar bebendo, mesclo um tempo entre ingerir álcool e beber água ou algo doce, pode ser refrigerante. Mas se não conseguir evitar a ressaca, no dia seguinte tomo uma boa dose de café preto sem açúcar (e forte) e muita água", explica. Além de todas essas táticas, Cristian tem outra bem inusitada. Depois de ter parado de beber, ele costuma tomar um banho gelado, escovar os dentes e deixar uma folha de louro por 1 minuto e meio na língua, para suavizar o efeito da ressaca.

Cada pessoa tem uma receita para se livrar dos sintomas desagradáveis e apesar do consumo do álcool ter alta aceitação social, estando presente em reuniões, encontros familiares e em momentos de lazer, é preciso manter o cuidado em possíveis exageros para a plena retomada das atividades no novo ano que irá iniciar.  "o elevado consumo desta droga pode trazer perturbações ao funcionamento do organismo e o tempo que podem perdurar, mesmo cessado o consumo, ainda não são completamente conhecidas, podendo trazer problemas individuais com grandes impactos sociais", orienta a especialista Luanna de Melo.

(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Belém