MENU

BUSCA

14 pessoas estão com sarampo em comunidades do Aurá e Águas Lindas

Grupo de voluntários enviou um ofício às Prefeituras de Ananindeua e Belém, relatando a situação de risco de contágio e pedindo campanha de vacinação urgente

Victor Furtado

O grupo Pará Solidário, que faz diversas ações sociais com pessoas pobres ou em situação de rua, identificou pelo menos 14 pessoas com sarampo nos bairros Aurá e Águas Lindas. São áreas limítrofes de Belém e Ananindeua. Apesar de terem duas prefeituras, são muito precárias e onde vivem famílias em condição de pobreza e extrema pobreza. Muitas vivem da coleta de resíduos para reciclagem. Os voluntários estão pedindo por campanhas preventivas de vacinação na área.

Na sexta-feira (3), o grupo enviou um ofício à Prefeitura de Ananindeua. Até o momento, eram sete crianças identificadas com sarampo. O número de pessoas contaminadas chegou a 14, sendo uma delas um adulto. Sofia do Socorro da Silva Paz, que assina o ofício, ressalta que é importante uma campanha de vacinação o quanto antes, para evitar que a área acabe sendo o epicentro de um surto. Uma das situações mais preocupantes é na área Nova Jerusalém.

"Tivemos zero respostas do poder público. Essas famílias sobrevivem de doações. Quem tem Bolsa Família vai se virando. Só que o risco de contágio é altíssimo. As famílias vivem em casas muito pequenas, abafadas e sem saneamento básico. A maioria está sem vacina nas carteiras de vacinação. Já ajudamos essa comunidade há 11 meses e temos mais de 200 famílias cadastradas para receber sopão e doações, como cestas básicas", explicou Sofia.

Por ser uma área limítrofe, a Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com as prefeituras de Ananindeua (que recebeu o ofício do grupo de voluntários) e de Belém, já que a prefeitura da capital poderia também fazer algum trabalho preventivo. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ananindeua informou que está organizando as equipes de saúde para visitar as comunidades e fazer uma vacinação preventiva. Essa visita deve ocorrer ainda nesta semana.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou, inicialmente, que a demanda deveria ser repassada à Prefeitura de Ananindeua. Questionada sobre uma medida preventiva, devido à velocidade de transmissão do sarampo, então a prefeitura da capital respondeu apenas que "As ações que competem à Prefeitura de Belém no território da Águas Lindas são executadas rotineiramente. A vacina contra o sarampo faz parte do calendário de rotina nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h".

Belém