10º Caminhada Down de Belém busca inclusão e combate ao preconceito neste domingo (24)
O evento conta com apresentações culturais e serviços de atendimento ao público; confira a programação
A 10ª edição da Caminhada Down, com o tema “Chega de estereótipos! Abaixo o capacitismo!”, será realizada das 8h às 12h, na praça Batista Campos, em Belém. A programação do evento conta com apresentações culturais e serviços de atendimento ao público.
Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na última quinta, 21 de março, a realização do evento é coordenada pelo Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar), vinculado à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O objetivo principal é promover a inclusão das pessoas com Down e combater o estigma, disseminando o respeito e lutando contra os estereótipos e o capacitismo.
"A caminhada é realizada no mundo inteiro. Esse é um momento não somente de celebrar a data, mas também de conscientizar a sociedade. Vamos estar o ano inteiro, desde o dia 1 de março até o dia 31 de outubro, trabalhando na temática 'Chega de estereótipos! Abaixo o capacitismo', com vários eventos, simpósios e congressos", informa a Andrea Miranda, a diretora do Núcleo Acessar.
VEJA MAIS
A 10ª Caminhada Down é uma parceria com a Apae, Associação de Mãos Cromossomo 21, Pestalozzi, Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), Projeto Acreditar, o Grupo Viver com Alegria.
Serviços ao público
Durante o evento, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) oferecerá serviços como testagem rápida para sífilis, hepatite e HIV, além de avaliação nutricional e orientações sobre saúde bucal.
Haverá também a emissão do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência. Para obter o passe, será necessário apresentar documentos originais e cópias do Laudo médico, RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4 idênticas.
Semana de Visibilidade da Pessoa com Síndrome de Down e Autismo
A "Semana de Visibilidade da Pessoa com Síndrome de Down e Autismo: Ocupando Todos os Espaços" está sendo promovida, do dia 19 a 27 de março, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Belém.
As atividades são alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down e Autismo, lembrado no dia 21 de março e 02 de abril, respectivamente. Durante o evento, a Apae realiza diversas atividades com o intuito de fomentar a visibilidade e inclusão das pessoas que vivem com Síndrome de Down e Autismo, e também para combater o capacitismo.
A Apae Belém é reconhecida como uma referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla na capital paraense. Atualmente, a instituição presta assistência a mais de 500 usuários e seus familiares, totalizando o atendimento de mais de 1800 cidadãos. Abrangendo todas as faixas etárias, a Apae oferece uma variedade de serviços, incluindo educação especializada complementar ao ensino regular, assistência social, atendimento de saúde e apoio à pesquisa, ensino e diagnóstico.
Confira a programação completa da Apae:
Dia 24/03 (domingo)
8h - Caminhada Down - Praça Batista Campos
Dia 25/03 (segunda-feira)
8h - Agroparque
15h - Palestra sobre Educação de Jovens e Adultos - Auditório da Apae Belém - Av. Generalíssimo Deodoro, 413
18h - Roda de conversa com Carol Salomão - Unama Alcindo Cacela
Dia 26/03 (terça-feira)
9h/15h - IT Center (Parque de Diversões)
8h - Passeio no Parque do Utinga
Dia 27/03 (quarta-feira)
8h - Oficina Culinária na APAE BELÉM
7h30 - Aulão de Fit Dance no Clube Alegria
15h - Yogaterapia - APAE Belém - Av. Generalíssimo Deodoro, 413
Com informações da Ufra e da Apae
(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades)