MENU

BUSCA

Intervenção urbanística transforma rua de Santiago em passeio lúdico

Rodrigo Vieira

É uma tendência. Cada vez mais, metrópoles pelo mundo têm restringido as vias públicas para carros e estimulado pedestres e ciclistasa ocupar esses espaços para viver novas experiências e interagir com a cidade.

Foi o que aconteceu com o Paseo Bandera, no centro de Santiago. A via estava fechada para o trânsito desde 2013, por conta das obras de construção da linha 3 do metrô. Sofreu o que as autoridades chamaram de intervenção de urbanismo tático e foi reinaugurada, ao fim de 2017, totalmente remodelada. 

Com a reestruturação, o Paseo Bandera permaneceu exclusivo para os caminhantes e ganhou áreas verdes, bicicletários, assentos, o maior mural de piso colorido do mundo [são 3 mil m2 de instalações] e grandes totens digitais. 

Neles, moradores e turistas têm acesso gratuito à Internet para checar informações sobre a capital do Chile, tirar fotos e enviá-las por e-mail. Para viabilizar o projeto, a Municipalidad de Santiago, espécie de prefeitura, fez uma parceria público-privada com o Santander. Dá uma olhada como ficou bacana! 


Pra Inspirar