MENU

BUSCA

Ouro Preto abriga Museu da Inconfidência Mineira

O Bagagem de Bolso visitou o Museu da Inconfidência em junho de 2019; veja

Rodrigo Vieira

Bem no coração do centro histórico de Ouro Preto, um imponente prédio de arquitetura colonial portuguesa é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira. Abriga ainda um rico painel da sociedade e cultura de Minas Gerais no período do ciclo do ouro e dos diamantes, no século XVIII.

Localizado na praça Tiradentes, bem em frente ao monumento a Joaquim José da Silva Xavier, o Museu da Inconfidência é visita obrigatória para quem aprecia história. Inaugurado em 1944, funciona na prédio da antiga Casa da Câmara e Cadeia de Ouro Preto, um dos mais importantes remanescentes da arquitetura do barroco tardio no Brasil.

No acervo, objetos e importantes documentos [como os Autos da Devassa da Inconfidência Mineira], mobiliário e utensílios portugueses de época, retratos imperiais e reais. Em uma sala especial, encontra-se o Panteão dos Inconfidentes, onde repousam os restos mortais de alguns deles. Há ainda uma bela coleção de arte sacra dos séculos XVIII e XIX. Não deixe de conferir as duas salas dedicadas a esculturas de Aleijadinho e pinturas de Ataíde.

PLANEJE A SUA VISITA

Atração: Museu da Inconfidência.

Lugar: Ouro Preto (MG), Brasil.

Site oficial: Clique aqui

Entrada: R$ 10. Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 10h às 16h; e aos domingos, das 09h às 14h.

Por Aqui