MENU

BUSCA

Uma biblioteca presidencial para chamar de minha

Rodrigo Vieira

É tradição. Ao concluir seus mandatos, os ex-presidentes norte-americanos recebem auxílio para montar uma biblioteca presidencial, reunindo livros, objetos e documentos oficiais do período no qual ocuparam a Casa Branca.

John F. Kennedy também ganhou a sua, em 1979, além de um museu sobre a sua trajetória política. A JFK Library fica em Boston, capital do estado de Massachusetts, onde JFK nasceu. No prédio com vista para o mar [antes de ingressar na política, Kennedy serviu a Marinha e era um apaixonado por barcos], há panfletos da campanha presidencial de 1960; fotos e vídeos de comícios, da posse de Kennedy e de momentos importantes da história mundial, como a crise dos mísseis cubanos, que quase deflagrou uma guerra nuclear.

As réplicas da Sala de Imprensa e do célebre Salão Oval [gabinete e local de trabalho do presidente]; o Victura, o barco dos Kennedy, e contribuições de Jacqueline Kennedy, primeira-dama da América e uma das mulheres mais marcantes do século XX, também compõem o rico acervo.

O Bagagem de Bolso esteve lá por duas vezes e recomenda muito a visita. Quando a pandemia do novo coronavírus passar, é claro.

PLANEJE SEU PASSEIO

Lugar: Boston, Estados Unidos. 

Endereço: Columbia Point - 02125.

Horário de visitação: diariamente, das 9h às 17h. Fechado nos feriados de Ação de Graças, Natal e 1• de Janeiro.

Valor da entrada: USD 14 para adultos e USD 12 para crianças e adultos acima de 62 anos. 

Site oficial: https://jfklibrary.archives.gov

Lá Fora