MENU

BUSCA

Duas vinícolas para conhecer no Valle de Casablanca, no Chile

Rodrigo Vieira e Érica Castro

Para quem curte vinho, uva e boa gastronomia, o nosso vizinho é o lugar certo! Da lista World’s Best Vineyards 2019 com os 50 melhores vinhedos do mundo, o Chile figura com oito vinícolas. Vamos te levar para conhecer duas grandes no Valle de Casablanca, a 70 km da capital Santiago: a Emiliana, que é ecofriendly, e a Casa del Bosque, que aparece na nobre lista que citamos acima. Mas atenção, apenas para maiores de 18 anos!

Vinícula Emiliana

É conhecida principalmente, por ser a primeira e a maior vinícola 100% orgânica do mundo. Isso quer dizer que todo o vinho produzido lá não usa nenhum tipo de fertilizante químico. Além disso, a Emiliana também é conhecida pelo seu famoso vinho tinto Coyam, produzido totalmente com uvas biodinâmicas. O controle de pragas é feito de forma natural. Usa-se o cultivo de plantas e ervas como a sávia, para atrair os insetos que iam para as uvas, e as oliveiras, que são plantadas estrategicamente para barrar a poeira. O método serve para manter os insetos a distância.

Agora de onde vem o nome da vinícola? Emiliana era a esposa de Don Melchor de Santiago Concha y Toro, fundador da famosa Concha y Toro. Estabelecida em 1980, a Emiliana passou pelo processo de transição do método tradicional de produção para o orgânico nos anos 1990. Isso depois que um dos sócios teve câncer e mudou para mais natural o seu estilo de vida. 

Para os criadores, ser orgânico é cuidar da natureza e proteger o meio ambiente. Eles acreditam que a agricultura orgânica e biodinâmica são a melhor maneira de criar vinhos. Outro diferencial do lugar é que você pode fazer um charmoso piquenique embaixo das árvores. A vinícola também oferece um breve curso de harmonização de queijos e vinhos [o Bagagem fez e curtiu muito] e a chance de comprar garrafas da bebida a preços convidativos.

Na casa, são fabricadas mais de 1 milhão de garrafas de vinho por ano. Os mais requisitados são são os feitos com as uvas de clima frio como o Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir y Syrah.

Algumas curiosidades sobre a Casa del Bosque: a maioria dos trabalhadores é mulheres, por causa da delicadeza ao manipular as uvas, com mais carinho e sem desperdício. A vinícola é a única em que as uvas de vinhos brancos são 100% colhidas à noite para aproveitar, de forma natural, as baixas temperaturas, entre 3 e 8 graus. 

Por fim, vale muito a pena comer no Tanino, restaurante da vinha onde há frutos do mar deliciosos. Provamos uma lula na brasa que estava excelente! Para comprar na lojinha da vinícola, recomendamos o Casas del Bosque Reserva, tinto, com uva Carménère. Pagamos cerca de R$ 32.

PLANEJE SEU PASSEIO

Lugar: Valle de Casablanca, Chile.

Endereço: Hijuelas Nº 2 Centro Ex Fundo Santa Rosa, Casablanca.

Horário de funcionamento:  todos os dias, das 10h às 18h. Exceto nos dias 8 e 25 de dezembro e em 1 de janeiro.

Reservas: https://www.casasdelbosque.cl/enoturismo/tour/

Lá Fora