MENU

BUSCA

Comemoração mais popular no México, Día de los Muertos celebra a vida

Rodrigo Vieira

Nesta segunda-feira (02), celebramos o Dia de Finados. Data para lembrar com saudade das pessoas amadas que já partiram e, para muitos, visitar igrejas, templos e cemitérios para fazer orações para elas. No México, o Día de los Muertos também ocorre em 02 de novembro. Mas lá a celebração tem origem indígena e começa já no dia 31 de outubro. É uma das festas mexicanas mais animadas. Para eles, é quando os mortos vêm visitar seus parentes. 

Pode parecer estranho para gente, mas a data é festejada com comida, bolos, músicas e doces preferidos dos que já se foram. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os já falecidos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por conta disso, os mexicanos enfeitam suas casas com flores, velas e incensos. Preparam as comidas preferidas dos que já morreram, fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte. 

Algumas pessoas até levam comida para almoçar nos cemitérios, junto aos túmulos e às lápides de familiares. A data é tão marcante que, em 2003, a Unesco distinguiu a festividade do Dia dos Mortos como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade.

Lá Fora