MENU

BUSCA

Tarragona: um pedacinho de Roma na Espanha

Rodrigo Vieira

Está por Barcelona, curte história e tem um tempinho livre para desbravar cidades próximas? O Bagagem de Bolso recomenda Tarragona, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 2000.

À beira do Mediterrâneo e a cerca de 100 km da capital da Catalunha, Tarraco, antigo nome de Tarragona, foi uma das mais importantes cidades romanas. Fundada em 218 a.C, guarda ruínas de uma muralha, do circo e do anfiteatro dos tempos de César.

Estivemos por lá em 2006. Partimos de Barcelona de trem [a viagem dura de 50 minutos a 1h30] e, de cara, ficamos encantados com aquela vista do mar e das ruínas. Começamos o passeio pelo Portal do Roser, onde se compra o ingresso para visitar as principais atrações de Tarragona [€ 7 para ver a muralha, o Pretori, o Circo Romano e o Anfiteatro]. O Circo, inclusive, é considerado um dos mais bem-conservados do Ocidente.

Reserve um tempinho para caminhar pelas muralhas e conhecer o Museu Nacional Arqueológico. A Catedral, o claustro e o Museu Diocesano também valem a visita. Quando o corpo pedir uma pausa, tome um café e um sorvete ou faça uma boquinha na Plaça del Fòrum, onde há cafés e restaurantes com mesas do lado de fora. Não vá embora antes de passar pela Pilon’s Street, que tem nada menos do que 75 postes de ferro coloridos por artistas locais.

Ainda sobre o Anfiteatro Romano, é uma das ruínas mais bem-preservadas da cidade. Faz parte do conjunto arquitetônico de Tarragona. A contrução romana tinha capacidade para cerca de 14.000 pessoas e está localizada de frente para o mar. Era o local onde eram realizadas as lutas de gladiadores. 

PLANEJE SEU PASSEIO

Atração: Tarragona.

Lugar: Catalunha, Espanha.

Lugares para visitar: Tarragona Amphitheatre, Tarragona Cathedral, Circ Romà, Tarragona Praia e mosteiro, National Archaeological Museum of Tarragona, entre outros.

Bate-Volta