MENU

BUSCA

Sites mostram situação e políticas de prevenção ao coronavírus

Rodrigo Vieira

Aos poucos, vamos adotando o “novo normal”, que contempla protocolos mais rígidos de saúde e segurança, para retomar atividades de lazer e entretenimento. Na indústria de viagens, companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros e estabelecimentos comerciais adotaram mais transparência às suas práticas de higiene e prevenção ao novo coronavírus.

De mapa com a evolução dos casos de Covid-19 por cidade às novas diretrizes de limpeza e distanciamento social, o Bagagem de Bolso reuniu informações extremamente úteis para quem planeja viajar nos próximos meses

Países para onde posso viajar | O Kayak, site de buscadores de melhores preços de passagens aéreas, hospedagens e aluguel de carros criou um mapa de restrições de viagem. Atualizado constantemente, reúne as informações sobre destinos com limitações ou não a entrada turistas brasileiros: vermelho escuro significa completamente fechado; vermelho mais claro é igual a parcialmente fechado; laranja quer dizer que o país reabrirá suas fronteiras em breve; e verde, sem restrições. 

Para onde posso viajar pelo Brasil | O site Viaje na Viagem lançou o painel coronavírus 100 destinos. Atualizado toda terça-feira, informa a situação dos casos de covid-19 em 100 cidades turísticas brasileiras. 

Nesta semana, por exemplo, o painel destaca que o Guarujá, balneário no litoral sul paulista, registra cinco semanas de queda no número de casos da doença. Já Paraty, na Costa Verde Fluminense, e Ubatuba, no litoral norte paulista, chegam à quarta semana com redução nos casos de covid.

Políticas de higiene e segurança de companhias áreas e hotéis | Novamente o Kayak pode ser um bom aliado. O site tem uma seção com uma tabela comparativa que mostra quais companhias áreas realizam limpeza pré-voo e limpeza noturna, adoram a prática de manter o distanciamento entre assentos e as que têm aeronaves com filtros HEPA, que são filtros de ar particulado de alta eficiência, idênticos aos que são usados em ambientes monitorados de hospitais, como centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva.

Na mesma área, o Kayak também mostra o que cada rede hoteleira tem feito para proteger funcionários e hóspedes em relação ao novo coronavírus. 

Chancela do Ministério do Turismo | Criado há dois meses pelo Ministério do Tturismo do Brasil, o selo Turismo Responsável Limpo e Seguro credencia profissionais, operadoras de serviços e estabelecimentos que seguem os protocolos sanitários de acordo com  diretrizes internacionais e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estão disponíveis protocolos para Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.

A Dica É