MENU

BUSCA

Quatro lugares pra passar a Semana Santa

Rodrigo Vieira

Para os cristãos, a Semana Santa é a data mais importante do calendário. É quando é celebrada a Paixão, morte e ressurreição de Cristo. Para quem curte turismo religioso, o Bagagem de Bolso separou quatro lugares para você celebrar esses dias com sua família e seus amigos.

#1. Nova Jerusalém, Pernambuco.
Distrito de Brejo da Madre de Deus, a 184 Km do Recife, 170 km de Campina Grande e 51 km de Caruaru, a cidade-teatro de Nova Jerusalém é palco da Paixão de Cristo mais famosa do país. O espetáculo, que reúne atores conhecidos e mais de 500 figurantes, é encenado desde 1968. Este ano, Jesus será interpretado por Caco Ciocler. Já o papel de Maria será de Christiane Fernandes. Serão oito apresentações, de 04 a 11 de abril. A Sexta-Feira da Paixão é o dia mais concorrido. As entradas já estão à venda. O Bagagem acessou o site oficial do espetáculo e viu que ainda há ingressos disponíveis.

Endereço: Teatro Nova Jerusalém - Estr. p/ Nova Jerusalém, s/n, Brejo da Me. de Deus - PE, 55175-000

Entrada: R$ 120 para a inteira e de R$ 60 para a meia.

Site oficial: http://novajerusalem.com.br/

#2.  Cidades Históricas de Minas. O turismo religioso tem grande força em Minas Gerais e viajar nessa época é uma excelente opção para conhecer um pouco mais da religiosidade do estado. As igrejas das cidades históricas realizam lindas celebrações, além da encenação da Paixão de Cristo.

• Em São João Del-Rei, uma das tradições seculares é o Ofício das Trevas, que reconta o sofrimento de Jesus por meio de orações, salmos e leituras. A cada salmo rezado, uma vela é apagada do candelabro triangular que fica sob o altar. Ao todo, 14 das 15 velas são apagadas. Apenas a que fica mais ao centro é mantida acessa e representa a luz de Cristo.

• Em Congonhas, as procissões, ao som das matracas e do toque fúnebre das bandas de música, relembram o cortejo de Jesus aprisionado. Mais de 200 atores representam figuras bíblicas. Na quinta-feira, na Praça da Igreja Matriz, há encenação da Santa Ceia. Na sexta à noite, um dos pontos altos é a encenação da Crucificação de Cristo no Adro dos Profetas.

• Em Mariana, as festividades incluem celebrações, malhação de Judas e decoração das ruas com tapetes de flores e serragens coloridas. Na Procissão das Almas, uma das mais tradicionais, os fiéis se cobrem com lençóis brancos e, com velas nas mãos, e saem pelas ruas do centro histórico da cidade.

• Em Ouro Preto, arte e fé se misturam e atraem a atenção dos fiéis e visitantes. A cidade organiza as festividades ao longo de toda a semana, que envolve concertos de música sacra colonial e encenações litúrgicas nas escadarias e adros das igrejas. Há uma tradição no revezamento entre duas igrejas de Ouro Preto para realizar a encenação da Paixão de Cristo. Para o Domingo de Páscoa, os fiéis se reúnem na confecção dos tapetes coloridos para a famosa procissão da Ressureição.

#3. Fátima, Portugal.
A 130 km de Lisboa, Fátima é o local onde a Bíblia diz que Nossa Senhora apareceu para três pastorinhos e lhes deu algumas visões para que eles pudessem provar que Ela havia se mostrado para eles. Estive lá em maio em 2018 e pude ver de perto a devoção das pessoas. A cidade conta com um santuário e uma basílica, além de um fumeiro para a queima de velas. Entre um templo e o outro, há um caminho demarcado para pessoas atravessarem de joelhos, além de várias lojinhas com artigos religiosos para os turistas.

#4. Vaticano.
Lar do Papa, é certamente um dos principais destinos para católicos e cristãos. É na praça de São Pedro, ponto principal da "cidade", em que o Papa Francisco aparece por uma janelinha para realizar missas abertas ao público aos domingos. A famosa e bela Basílica de São Pedro também pode ser visitada, inclusive durante missas. Turistas podem ir até a cúpula para ter uma visão panorâmica do Vaticano. Quem não é muito religioso também vai se impressionar com o minúsculo país depois de visitar os Museus Vaticanos e ver de pertinho a Capela Sistina, obra-prima Michelangelo no século XIV.

A Dica É