CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Qual o santo de hoje, 23 de maio? Veja a oração de Santa Júlia de Cartago

Santa Júlia de Cartago é celebrada no dia 23 de maio pela Igreja Católica

Hannah Franco | Especial em O Liberal
fonte

No dia 23 de maio, a Igreja Católica celebra a memória de Santa Júlia de Cartago, uma virgem e mártir do século V que é exemplo de fidelidade cristã e resistência diante da perseguição religiosa. Sua história, marcada por sofrimento, oração e coragem, ecoa até hoje como um testemunho da força espiritual daqueles que se mantêm firmes na fé, mesmo sob as maiores provações.

A devoção aos santos faz parte da tradição de fé de milhões de pessoas ao redor do mundo. São figuras que inspiram, acolhem orações e representam modelos de vida cristã. Diariamente, a Igreja dedica o calendário litúrgico à memória de um ou mais santos, reforçando valores como caridade, fé, humildade e serviço ao próximo.

VEJA MAIS

image Santa Rita de Cássia: Procissão das Rosas ocorre nesta quinta-feira (22/5), em Belém
A procissão, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da capital desde abril de 2019, sairá da Paróquia de São José de Queluz, no bairro de Canudos

image Festividade de Santa Rita de Cássia começa com programação litúrgica em Belém
Além da programação religiosa, a festividade conta com uma série de atrações culturais a partir da próxima sexta-feira (16)

Quem é o santo do dia de hoje, 23 de maio?

O santo celebrado neste 23 de maio é Santa Júlia, padroeira da Córsega e uma das santas veneradas com maior devoção na diocese de Bréscia, na Itália, onde estão guardadas suas relíquias. Ela é lembrada como símbolo de pureza, força e fidelidade a Cristo, especialmente entre os que enfrentam opressão por sua fé.

Qual é a oração de Santa Júlia de Cartago?

"Ó gloriosa Santa Júlia, que com firmeza resististe às tentações do mundo e preferiste sofrer o martírio a renunciar tua fé,

intercede por nós junto a Deus para que também sejamos fortes nas provações e fiéis à verdade do Evangelho.

Que teu exemplo de coragem inspire nossos corações e que tua intercessão nos ajude a caminhar na luz de Cristo todos os dias.

Santa Júlia, mártir do Senhor, rogai por nós. Amém."

Quem foi Santa Júlia de Cartago?

Santa Júlia foi uma jovem cristã da cidade de Cartago, no Norte da África, que, após a invasão da cidade pelo rei vândalo Genserico, em 439, foi vendida como escrava a um mercador sírio chamado Eusébio. Apesar de sua condição, Júlia manteve sua fé com alegria e dedicação, dedicando seu tempo livre à oração e à leitura espiritual.

Durante uma viagem à região norte da Córsega, Eusébio participou de uma celebração pagã, enquanto Júlia se recusou a tomar parte nas cerimônias idólatras. Isso chamou a atenção de Félix, governador da ilha e fanático pagão, que tentou comprar a jovem, oferecendo várias escravas em troca. Diante da recusa do mercador, Félix aproveitou-se de um momento em que Eusébio estava embriagado para tentar forçar Júlia a renunciar ao cristianismo, prometendo-lhe liberdade se ela adorasse os deuses locais.

A resposta de Júlia foi firme: disse já ser livre por servir a Jesus Cristo. Enfurecido, Félix mandou agredi-la, arrancar-lhe os cabelos e, por fim, crucificá-la. Assim, Santa Júlia morreu mártir por sua fé. Seus restos mortais foram levados por monges para a ilha de Gorgona e, mais tarde, transferidos em 763 para a cidade de Bréscia, na Itália, por ordem do rei lombardo Desidério, onde são venerados até hoje.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Astral
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!