MENU

BUSCA

Procurador Angelo Demetrius Carrascosa

Angelo Demetrius de Albuquerque Carrascosa, procurador do Estado do Pará de 2022, foi vencedor do prêmio nacional “Jurista Diogo Figueiredo Moreira Neto” em 2014, durante o XL Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal com a tese “O Papel dos Procuradores dos Estados na Política e a Relação com a Autonomia”, disponível em vários sites de artigos jurídicos, como o apeminas.org.br.

O procurador explica que o trabalho faz uma reflexão sobre a importância do papel desempenhado pelos procuradores dos Estados para a sociedade, pouco compreendida pela população, pelos governantes e até mesmo no meio jurídico.

“Nessa tese salientou-se que, entre todas as funções essenciais à justiça previstas na Constituição Federal, coube aos procuradores dos Estados, além da representação judicial e extrajudicial do erário, a função de auxiliar os governantes democraticamente eleitos (daí a expressão “advogados da democracia”) na formulação das políticas públicas, viabilizando-as juridicamente. Essa relevante missão, desempenhada de forma discreta e quase invisível, é que possibilita a transformação das promessas dos representantes eleitos nas obras e serviços tão esperados pelo povo, sendo primordial, portanto, o fortalecimento dessa carreira de estado para o desenvolvimento e prosperidade da população”, detalha.

Sobre os avanços tecnológicos, o procurador avalia que a tecnologia desempenha um papel crucial em todas as áreas do conhecimento, não sendo diferente no Direito. Ele reforça que a tecnologia tem o poder de otimizar e agilizar processos, como, por exemplo, na automação de tarefas rotineiras.

“Softwares especializados ajudam a gerenciar documentos, organizar processos, agendar compromissos e realizar pesquisas jurídicas com mais agilidade e precisão, economizando tempo e embasando melhor as teses jurídicas, permitindo que os advogados se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas, melhorando sua produtividade. A comunicação também é facilitada pela tecnologia, permitindo que os advogados se comuniquem com clientes e tribunais de maneira mais eficiente, aspecto relevante em um mundo globalizado. No entanto, embora a tecnologia seja uma aliada valiosa, ela não substitui a expertise e o discernimento dos profissionais do Direito. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar, capaz de potencializar as habilidades dos advogados e melhorar sua prática profissional, sem substituí-lo”, pondera.

Formação e atuação

Formado em direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1999, Angelo Demetrius de Albuquerque Carrascosa tem pós-graduação em Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Especialização em Advocacia Pública pelo IDDE / Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialização em advocacia pública pela UNIRIOS. Mestre pela UFPA. Vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Pará-APEPA 2005/2007. Secretário-geral adjunto da Associação dos Procuradores dos Estados – Anape 2006/2008. Delegado da APEPA junto à Anape 2017/2018. Presidente da APEPA de 2019 a janeiro de 2023. Diretor de filiações da Anape 2020/2023. Atual Delegado da APEPA junto à Anape.

 

Angelo Demetrius Carrascosa

Email: angelo.carrascosa@pge.pa.gov.br

Anuário do Direito