Sobre a ciência do direito
Advogado Nelson Medrado faz uma análise clínica sobre a área jurídica
A convivência humana digna só é possível por causa da ciência do direito, diz o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) Nelson Medrado, professor da Fibra. Isso porque o conceito, na opinião dele, envolve toda a existência do ser humano e suas relações com outros indivíduos e com os bens que o cercam, inclusive aqueles necessários à satisfação de suas necessidades básicas.
Em suas aulas, ele costuma dizer aos alunos iniciantes que, no estudo da medicina, são discutidas as doenças e como
curá-las; de engenharia, como fazer edificações; enquanto no direito estuda-se a solução dos problemas causados pela convivência com outros indivíduos.
“Para a solução científica desses problemas surgidos da convivência dos seres humanos não se socorre da religião, da moral, da sorte ou dos convencimentos pessoais, pois existe uma ciência responsável por isso, a ciência do direito, pois só ele pode trazer uma solução através de uma norma”, pontua.
A importância do estudo do direito vem justamente da necessidade cada vez maior de estudos para se firmar o caráter científico da área, diz o promotor, evitando decisões baseadas em convencimentos e impressões pessoais.
Na avaliação de Medrado, é perceptível que, com o aumento da população, aliado ao surgimento de novas tecnologias
e novas formas de interação entre as pessoas, haverá a necessidade de novas soluções para regular esse incremento nas relações e, consequentemente, mais profissionais do direito serão necessários para atuar nas situações conflituosas que serão mais numerosas por consequência.
Para ele, cria-se um quadro que demonstra a crescente necessidade de profissionais do direito, o que fica comprovado pela quantidade cada vez maior de cursos jurídicos e de alunos que buscam o curso de direito. “Como consequência lógica dessa situação, temos um mercado cada vez mais exigente por profissionais competentes, o que se traduz em um aumento do grau de dificuldade dos concursos públicos, que também exige que os cursos de direito se aprimorem e se especializem para prover o mercado de profissionais competentes”, opina.
Aos alunos que pretendem um cargo público, Medrado ressalta que o conhecimento jurídico é acumulado ao longo dos estudos e, dependendo da disponibilidade de tempo para isso, o conhecimento será alcançado mais rapidamente ou não, mas que todos têm condições de acumular conhecimento suficiente para serem aprovados em um concurso público, principalmente se fizerem uma boa graduação.
Nelson Medrado
Curso de Direito do Centro Universitário Fibra
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, nº 1144. Bairro Nazaré – Belém/PA
Telefones: (91) 3226-3110/ 3226-5040
Site: fibrapara.edu.br/site/graduacao/direito
Palavras-chave