MENU

BUSCA

Prevenção ao câncer de colo de útero é tema de palestra em Ananindeua

Atividade foi desenvolvida para servidoras da prefeitura do município

O Liberal

Durante o mês de março, a Prefeitura de Ananindeua fortaleceu a distribuição de informações a respeito da prevenção ao câncer de colo de útero em todo o município. Nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foram realizadas palestras com pacientes e houve aumento na procura pelo exame preventivo para a doença, o PCCU, também conhecido como Papanicolau. As ações alcançaram também as servidoras do município que durante todo o período receberam orientações de combate à doença.

VEJA MAIS

Câncer de colo de útero: causas, sintomas e prevenção
Março Lilás reforça sobre prevenção do câncer de colo de útero, a terceira doença mais frequente entre a população feminina do Brasil

Dia Mundial do Câncer: cânceres de mama, pele e colo de útero registram maior incidência no Pará
INCA prevê que neste ano o câncer deverá registrar aproximadamente 600 mil novos casos no Brasil

Para a coordenadora Municipal de Atenção Integral a Saúde da Mulher, Fabíola Medeiros, o trabalho de conscientização é fundamental para o combate da doença. "O câncer pode ser erradicado, mas se for abordado só dentro da área da saúde não vai conseguir. As informações têm que chegar a todos os setores. A mulher precisa estar bem para cuidar das outras pessoas. É preciso amar e cuidar do nosso corpo. Quando isso acontece, tudo flui na nossa vida. Não custa nada procurar uma unidade de saúde", afirma.

Para servidora Josenite Santa Brígida, a abordagem durante as palestras chamou atenção para a realização do exame. Foi uma discussão super leve e com orientações interessantes. Pra mim foi um sinal de alerta em relação aos cuidados à saúde devido a correria que tenho no dia-a-dia. É maravilhoso ter esse tipo de assunto abordado no ambiente de trabalho", declara.

Iniciativas parlamentares fortalecem ações de prevenção ao câncer do colo de útero
Deputados debatem a criação de lei que institui a Semana Estadual de Prevenção ao HPV e ao Combate ao Câncer do Colo de Útero

Pará pode ter mais de 1 mil novos casos de câncer do colo do útero em 2022
O estado, como aponta a Sociedade Brasileira de Cancerologia, é comparado a África Subsariana em casos da doença

O Pará é o quarto estado na região Norte com maior incidência de câncer de colo de útero. Para as mulheres que desejarem realizar o exame preventivo em Ananindeua é necessário se dirigir a UBS, munida de RG, CPF e Cartão do SUS. Não é necessário agendar consulta com um ginecologista, a demanda é espontânea, baste agendar data e horário para coletas. 

Ananindeua