MENU

BUSCA

Morar Bem Ananindeua: programa pode ser acionado por moradores do município

Para ter o benefício, morador de Ananindeua precisa se enquadrar em critérios de renda familiar e de condição física do imóvel

Luiz Cláudio Fernandes

Moradores de Ananindeua de baixa renda podem acionar o programa “Morar Bem Ananindeua”, para fazer reforma em suas casas, anunciou esta semana a Prefeitura de Ananindeua. O programa contempla com ajuda financeira para pequenas reformas nas residências, e ainda promove a construção de imóveis populares, utilizando recursos próprios ou provenientes de convênios/parcerias com os governos Estadual e Federal, instituições financeiras oficiais ou da iniciativa privada, empresas públicas ou privadas e com organizações não governamentais. 

Para cada unidade habitacional, a Secretaria Municipal de Habitação de Ananindeua (Sehab) dará a ajuda de até R$ 5.000, podendo ter um acréscimo de 50% quando o imóvel necessitar de adaptações para atender pessoas portadoras de necessidades especiais que nela residem.

VEJA MAIS

Já foram beneficiadas inicialmente 72 famílias com o programa, que foi instituído pela Lei nº 3.128/2021, prevendo a realização de pequenas melhorias e reformas parciais em imóveis com condições precárias de habitabilidade, de famílias carentes do município. Outras famílias interessadas podem solicitar o benefício. Basta se enquadrarem nos critérios do programa. 

Confira os critérios para participar do programa Morar Bem Ananindeua

DO CIDADÃO 

  • Ter renda mensal até três salários mínimos por família;

DA EDIFICAÇÃO 

  • Área construída total da unidade imobiliária de até 70 m²;  
  • Terrenos com área de até 125 m² para habitação de interesse social;  
  • Gabarito de altura máxima igual a 9 m (nove metros);  
  • Será admitida mais de uma unidade imobiliária por terreno, desde que com acessos independentes por via oficial de circulação;  
  • Admite-se o uso misto (residencial e não-residencial) da unidade imobiliária, desde que a área não-residencial não ultrapasse 50% da área total construída;  
  • A ampliação da edificação existente para a implantação de outra unidade residencial será admitida, desde que o somatório da unidade existente com a unidade nova, não ultrapasse a área total construída de 140 m².

Saiba qual é a documentação necessária para acionar o programa de moradia

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA  

  • RG, CPF
  • Documento de propriedade (escritura registrada em cartório de imóveis ou contrato de compra e venda ou IPTU cadastrado há mais de cinco anos)
  • Comprovante de residência (preferencialmente conta de água)
  • Comprovante de renda  

Serviço: A Secretaria Municipal de Habitação de Ananindeua (Sehab) fica localizada na Tv. WE 29, 452 – Cidade Nova 5. Os contatos para maiores informações são: (91) 3255-9226/98468-8831. Horário de atendimento: Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Ananindeua