MENU

BUSCA

Festejos e procissão celebram Santa Rita de Cássia em Ananindeua; vídeo

Considerada a Santa das Causas Impossíveis, ela é uma das mais populares da igreja católica

Fabrício Queiroz

A comunidade católica participa neste domingo (21) das celebrações em homenagem a Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis e Advogada dos Casos Desesperadores. Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, a devoção lotou a missa realizada na paróquia Nossa Senhora da Guadalupe, na avenida Três Corações.


VEJA MAIS

Oração a Santa Rita de Cássia por uma causa impossível
Confira a oração da padroeira das causas impossíveis

Oração de Santa Rita de Cássia para alcançar uma graça
Confira a oração desta Santa que auxilia em busca de uma graça impossível

Festividade de Santa Rita de Cássia mobiliza paróquias de Belém e Ananindeua para o dia 22
A Igreja Católica celebrará na próxima segunda-feira (22) Santa Rita de Cássia, uma das santas mais populares entre os católicos, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis e advogada dos casos desesperadores.

No local, centenas de fiéis carregavam consigo rosas vermelhas, que simbolizam a intercessão de santa e a bondade de seu coração. Uma delas era a dona de casa Fátima Fonseca, de 69 anos, que conta que é devota desde a juventude, quando ainda morava no bairro de Canudos, onde tradicionalmente também ocorre uma festividade em homenagem a Santa Rita de Cássia. “Muitas graças e muitas coisas na minha vida foram alcançados por Santa Rita. Mas os nossos principais milagres são a nossa vida, a nossa saúde e a nossa família”, afirmou Fátima.

Aos 77 anos, a aposentada Adalgiza Moraes acabou afastada de muitas atividades pastorais nos últimos anos, mas também fez questão de comparecer à missa para agradecer pelas graças alcançadas. “Durante toda a minha caminhada eu já consegui muitas graças e muitas bênçãos. Santa Rita tem sido uma intercessora. Eu e meu marido pegamos covid, ele inclusive chegou a ficar entubado e, graças a Deus, à Santa Rita e a Jesus, conseguimos a graça e meu marido está bem e recuperado. Além disso, meu filho passou três anos desempregado e conseguiu um emprego há um mês, então só temos a agradecer”, comentou a devota.

"Santa Rita de Cássia quer trazer a motivação de fé, de esperança e de caridade que nós estamos vivendo nesse tempo e que é um convite para todo o povo católico. Santa Rita é um grande modelo que estimula as pessoas a crescer cada vez mais na fé", disse o padre Lindomar Pinheiro, que presidiu a missa.

A programação festiva em Ananindeua, que neste ano tem o tema “Santa Rita modelo de fé esperança e caridade”, inclui ainda a realização da Procissão das Rosas, que conduz a imagem da santa até a sua paróquia, localizada na localizada na WE 32, na Cidade Nova V.

Durante o trajeto, alguns moradores enfeitaram suas casas e estabelecimentos comerciais para fazer suas preces, ver a passagem da imagem e prestar apoio aos fiéis que acompanhavam a caminhada. Em um restaurante, Robson Ribeiro, de 42 anos, a esposa Marina Silva e demais membros da família distribuíam água para os promesseiros. “Isso aqui, na verdade, foi uma benção que nós recebemos, por isso temos feito essa homenagem para esse momento de devoção. É para partilhar um pouco daquilo que a gente tem e poder demonstrar um ato de fé com nossos irmãos que estão na procissão”, contou Robson.

De acordo com o professor de história e coordenador da festividade, Diego Maia, as homenagens à Santa das Causas Impossíveis possuem forte relação com o processo de ocupação e urbanização do município.

“Há mais de 30 anos, quando a Cidade Nova começou a ser fundada como conjunto habitacional foi necessário a Arquidiocese trazer um núcleo religioso, que começou entre a Cidade Nova I e II, onde hoje está a Paróquia de Guadalupe. Não havia igreja, só havia esse terreno e tudo começou dentro do centro comunitário, então as primeiras missas eram celebradas aqui. Santa Rita inicia um processo de evangelização a partir dos primeiros moradores da Cidade Nova”, explica o professor, que ressalta que a partir de 2024 a Paróquia de Santa Rita de Cássia será elevada a santuário.

O Dia de Santa Rita é celebrado oficialmente nesta segunda (22). Em Belém, a Paróquia São José de Queluz, em Canudos, contará com missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 7h, além da tradicional Procissão das Rosas, que vai percorrer as diversas ruas do bairro. Outras celebrações ocorrerão às 11h, 17h30 e 19h30.

Ananindeua