MENU

BUSCA

Vereadores querem tornar brega e aparelhagens patrimônio cultural de Ananindeua

Aprovado por unanimidade em sua primeira votação, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (3), o PL ainda precisa ser aprovado em mais um turno

Daleth Oliveira

Tramita na Câmara Municipal de Ananindeua (CMA) um Projeto de Lei (PL) que pode tornar o ritmo musical brega e as aparelhagens de som patrimônio e manifestação cultural, imaterial e social da cidade. A autoria do PL dos vereadores Aurélio Rodrigues (Avante), Geise Fênix (Republicanos), Bob Fllay (sem partido) e Francy Pereira (PSDB).

Aprovado por unanimidade em sua primeira votação, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (3), o PL ainda precisa ser aprovado em mais um turno.

VEJA MAIS

Brega já é patrimônio cultural imaterial do Pará

O brega já é patrimônio cultural imaterial do Pará. No dia 28 de agosto do ano passado, deputados estaduais aprovaram o PL de autoria de Ana Cunha (PSDB). 

O ritmo se estabeleceu na década de 1960 em cidades como Goiânia, Recife e Belém. As influências musicais das rádios caribenhas e do pop global foram se misturando ao talento dos artistas paraenses e gerando subgêneros diversos, como o tecnobrega, o calypso amazônico e o melody, que viraram a cara do Pará do século XXI para o resto do Brasil. Em 2012, a cantora Gaby Amarantos alçou o ritmo ao reconhecimento internacional com a indicação do álbum "Treme" ao Grammy Latino.

VEJA MAIS

Confira os projetos que estão tramitando na Câmara de Ananindeua

Projeto de Lei nº 114/2022: dispõe sobre a instituição do “Programa Adote uma Praça” no âmbito do Município de Ananindeua.
Origem: Poder Legislativo                                                                                                    

Autor: Pastora Ray

Projeto de Lei nº 115/2022: dispõe sobre a criação do "Certificado de Impacto Social", a ser concedido para iniciativas socialmente responsáveis do município, cria o programa de fomento destinado ao fortalecimento de associações, cooperativas e microempreendedores que desenvolvam atividades de impacto social, e dá outras providências”.
Origem: Poder Legislativo

Autor: Félix Júnior

Projeto de Lei nº 116/2022: declara de utilidade pública, para o município de Ananindeua, a associação paraense de síndrome de Williams e outras doenças raras (APSW e ODR), e dá outras providências.
Origem: Poder Legislativo                                                                                                    

Autor: Félix Júnior

Projeto de Lei nº 117/2022: torna o ritmo musical brega e as aparelhagens de som como patrimônio e manifestação cultural, imaterial e social no âmbito do Município de Ananindeua e dá outras providências.
Origem: Poder Legislativo                                                                                                    

Autor: Aurélio Rodrigues, Geise Fênix. Bob Fllay e Francy Pereira 

Projeto de Lei nº 081/2021: dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos centros de formação de condutores (CFC’s) do Município de Ananindeua e dá outras providências.                                                                               

Origem: Poder Legislativo                                                                                                    

Autor: Aurélio Rodrigues

Projeto de Lei nº 007/2022: institui, no âmbito municipal, o Programa Cidade Amiga do Idoso e dá outras providências.
Origem: Poder Legislativo
Autor: Pará

Projeto de Lei nº 073/021: institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais, e dá outras providências.
Origem: Poder Legislativo
Autor: Félix Júnior

Empreender