MENU

BUSCA

Calçadas em condições precárias exigem atenção de pedestres em Ananindeua

Quando não estão tomadas por mato, o problema pode ser piso desnivelado, concreto rachado, buracos e outras irregularidades acabam se tornando um obstáculo aos pedestres

Fabyo Cruz

Ao andar pelas ruas do município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), não é difícil se deparar com as péssimas condições das calçadas em alguns bairros da cidade. Quando não estão tomadas por mato, o problema pode ser piso desnivelado, concreto rachado, buracos e outras irregularidades acabam se tornando um obstáculo, sobretudo para os mais idosos, que precisam se arriscar na avenida para seguir no trajeto.


Fabiano Silva, 76 anos, caminhava pela avenida Cláudio Sanders, no Centro, na manhã desta terça-feira (29), quando se deparou com uma pilha de lixo na esquina com a rua Vera. Nesse momento, ele precisou caminhar pela pista, arriscando-se ao ficar próximo dos veículos. O idoso precisa ir passar pelo local para visitar sua mãe, uma senhora de 93 anos, com dificuldade de locomoção.

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

Diariamente, Jennifer Oliveira, 36 anos, encara o problema dos desníveis das calçadas da rua Um, no bairro Maguari, para chegar até a parada de ônibus, localizada na travessa SN 21. “Como a rua já é estreita, a gente teria que passar pela calçada, aí na maioria das casas são todas desniveladas, fora que muitas estão quebradas. Também não há como andar pela pista já que tem vários carros estacionados, tanto na direita quanto pela esquerda, e na maioria das vezes temos que caminhar pelo meio da pista”, comentou.      

A reportagem também circulou em outros trechos de Ananindeua e observou mais problemas de calçadas desniveladas ao longo da travessa SN 3, no bairro da Cidade Nova. Após ser demandada pelo jornal O LIBERAL, a prefeitura de Ananindeua encaminhou uma nota sobre a situação das calçadas no município. Leia na íntegra.
 
“A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Seurb) informa que uma equipe irá verificar, nesta quarta-feira, 30, as vias citadas sobre a situação dos lixos e posteriormente, realizar a limpeza. Em relação ao desnivelamento das calçadas, a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) comunica que realizará a visita técnica para executar os serviços necessários.”

Ananindeua