Ananindeua terá Dia D da vacinação contra a poliomielite neste sábado; saiba os pontos disponíveis

A iniciativa contará com 10 UBS disponíveis para a população, de 8h às 12h

Camila Azevedo
fonte

Amanhã (22) será realizado o Dia D da vacinação contra a poliomielite no Pará. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pensou na data como uma forma de oferecer maior disponibilidade e fazer alusão ao Dia Mundial do Combate à Poliomielite, celebrado no dia 24 de outubro. O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal no estado, que atualmente está em 49,41% do total esperado. Em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, a população vai poder contar com 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponíveis.

VEJA MAIS

image Poliomielite: Belém divulga pontos de vacinação para o Dia D do próximo sábado
Serão utilizados 32 postos de vacinação das 8h às 12h

image Sespa promove Dia D da vacinação contra a poliomielite no próximo sábado
Todos os 144 municípios do Pará foram convocados para que as estratégias de imunização sejam reforçadas, aumentando o número de locais com doses disponíveis

image Meningite: Conheça as sete vacinas recomendadas e que estão disponíveis no SUS
São mais de 49 mil salas de vacinação espalhadas por todo o Brasil

O foco são crianças de até 5 anos. A vacina é a única forma de prevenção contra a poliomielite, doença considerada erradicada do Brasil desde 1994. A quantidade baixa de pessoas imunizadas abre risco para o retorno da enfermidade. 

“Corre risco de ser reintroduzida na nossa sociedade, inclusive em Ananindeua, devido à baixa cobertura vacinal. Então, vamos procurar uma das 10 unidades de saúde e vacinar nossos pequeninos", convocou a secretária de saúde do município, Dayane Lima.

Pólio

Doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia.

Saiba onde se vacinar em Ananindeua:

Dia D da vacinação contra a pólio
Data:
22/10/2022
Horário: de 8h às 12h
Locais: UBS Águas Lindas, UBS Ananindeua Centro, UBS Coqueiro, UBS Distrito Industrial, UBS Guanabara, UBS Icuí, UBS Jaderlândia 1, UBS Júlia Seffer, UBS Paar, UBS Vânia Monteiro.

Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA