MENU

BUSCA

Ananindeua deve entregar 50 mil títulos de regularização fundiária até o final de 2024

O mapeamento territorial para avançar nas políticas de regularização fundiária esta sendo feito em diversas áreas do município através de drones 

Mariana Azevedo

O município de Ananindeua tem a meta de entregar 50 mil títulos de regularização fundiária até o final de 2024. O projeto é por meio do Programa Ananindeua Legal, coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) que está fazendo um levantamento territorial para avançar nas políticas de regularização fundiária do município de Ananindeua.

Esse levantamento é feito por meio de mapeamento com o uso de drones nas comunidades para identificar áreas residenciais. Já foram realizados 17 voos de drones para um trabalho inicial nas áreas. Após esse levantamento técnico, é feito o cadastro social dos moradores, a organização administrativa dos documentos e a entrega dos títulos dos imóveis. 

A regularização representa uma série de vantagens para a população, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos do município. O programa começou a regularização pela Área dos Correios, em Águas Lindas, em janeiro de 2021, e, desde então, já foram entregues 17.084 títulos de propriedade.

Famílias contempladas 

Famílias de 21 bairros de Ananindeua já foram beneficiadas com a entrega de títulos de regularização.  O Secretário de Habitação de Ananindeua, Alexandre Gomes, estima que, até o final deste ano, mais de 30 mil famílias estarão com as propriedades regularizadas. "Temos 9 mil títulos sendo processados para serem entregues em áreas que já iniciamos a regularização e mais 4 mil que iniciamos estudos de regularização fundiária no local", explicou o secretário.

Maria do Livramento mora há quase 30 anos no município. A família dela é uma das mais de 17 mil contempladas pelo programa. "Eu estou muito grata a Deus a este projeto que nos deu esse título para que possamos deixar para os nossos filhos e netos um patrimônio", disse.

O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, disse que, até o final de 2024, pretende entregar cerca de 50 mil títulos no município. "A população de Ananindeua precisa ter orgulho de morar no município, resgatar um sentimento de pertencimento no lugar onde vive", completou.

O líder comunitário Paulo Cabral, que mora há 27 anos no município, diz que o título é uma garantia para as famílias beneficiadas. "É uma grande conquista para nós que não tínhamos garantia alguma de que a casa que a gente construiu era nossa".

Ananindeua