Pará será prejudicado por decisão da Avianca
Estado será duplamente afetado pela suspensão de rotas aéreas e fechamento de base operacional. Passageiros impactados deverão ser reembolsados
A Avianca Brasil anunciou, nesta terça-feira (26), que, a partir de abril, vai deixar de operar 21 das suas 53 rotas. A redução equivalente a cerca de 40% dos trajetos atualmente ofertados pela companhia.
O Pará será duplamente afetado. Além da suspensão do voo Belém-Guarulhos, a companhia aérea também optou por fechar a sua base operacional no Aeroporto Internacional de Belém. O mesmo irá ocorrer nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Petrolina (PE).
De acordo com a Avianca, os passageiros que já compraram passagens para os destinos que serão encerrados poderão solicitar o reembolso, que será feito em até sete dias após o pedido. Vale lembrar que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que o passageiro seja ressarcido da mesmo forma que efetuou a compra, ou seja, dinheiro em espécie ou estorno no cartão de crédito.
A Avianca também informou que o passageiro poderá ser reacomodado gratuitamente em voos de outras companhias, caso opte por essa modalidade. Neste caso, o destino deverá ser mesmo do que foi adquirido na compra da passagem e a Avianca buscará os primeiros voos disponíveis em outras empresas. Passageiros com necessidade de atendimento especial têm prioridade.
Para obter mais informações sobre procedimentos e direitos, acesse o site Passageiro Digital (link), da própria Anac.
Rotas que serão encerradas em abril
- Aracaju-Salvador
- Belém-Guarulhos
- Fortaleza-Bogotá
- Salvador-Bogotá
- Brasília-Cuiabá
- Brasília-Fortaleza
- Brasília-Galeão
- Brasília-Maceió
- Brasília-Salvador
- Florianópolis-Galeão
- Fortaleza-Galeão
- Guarulhos-Galeão
- Galeão-Foz do Iguaçu
- Galeão-João Pessoa
- Galeão-Natal
- Galeão-Porto Alegre
- Galeão-Salvador
- Maceió-Salvador
-Petrolina-Recife
- Petrolina-Salvador
- Recife-Salvador
Companhia em crise
Ano passado, a Avianca Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. Em fevereiro deste ano, a empresa anunciou o encerramento de outros voos, entre eles os que partem do aeroporto de Guarulhos (SP) com destino a Santiago (Chile), Miami e Nova York (EUA). Somando essas três rotas as que foram anunciadas hoje, chegam a 24 o total de trajetos descontinuados.