Operação da PF combate comércio ilegal de ouro.
O #GiroAMZ mostra também: TSE desmente mais uma fake news e as dicas para quem deixou de votar no primeiro turno.
Polícia Federal faz operação contra comércio ilegal de ouro no Pará
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira, 25, nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Redenção, Ourilândia e Tucumã. A operação foi batizada de “Ouro de Sangue” e tem como alvo o comércio ilegal de ouro extraído de aldeias indígenas em garimpos ilegais e comercializado sem autorização do Banco Central.
A operação de hoje é um desdobramento da Operação Muiraquitã, que atuou na Terra Indígena Kayapó. Segundo informações da Polícia Federal e do Ibama, os garimpos ilegais já devastaram uma área equivalente a 4.7 mil campos de futebol de mata nativa, além de poluir importantes afluentes da bacia do Rio Xingú com metais pesados como o mercúrio.
#ÉFato
Quem não votou no primeiro turno, nem justificou deve votar normalmente neste segundo turno. Isso porque, para a Justiça Eleitoral, esta é considerada uma nova eleição. Lembrando que nesse caso, o eleitor terá que justificar a ausência no primeiro turno. O prazo para fazer essa justificativa é de 60 dias a contar do dia da eleição. No Pará, os eleitores vão escolher neste domingo, além do presidente da República, o governador do Estado.
#ÉFake
Circula pelo WatsApp mensagem informando que as urnas eletrônicas estão ajustadas ao horário de verão e que por isso, não seriam computados votos coletados antes das 9h e após as 16h. A mensagem é fake. O Tribunal Superior Eleitoral usou suas redes oficiais na Internet para garantir que não há risco de votos coletados não serem computados. Neste domingo, a votação começa às 8 da manhã e termina às cinco da tarde, horário local.