Lixo vira decoração de Natal em comunidade de Belém
Vizinhos de parque ambiental da capital paraense reaproveitam garrafas PET e copos de cafezinho para transformar a vizinhança nesta época do ano
Os moradores, que há três anos criaram o projeto “Frutos do Amanhã”, mobilizam-se ao longo do ano, guardando, coletando entre os vizinhos e recolhendo nas ruas, as garrafas PET e os copinhos descartáveis, desses usados para o cafezinho. Este ano, a decoração consumiu mais de 5 mil garrafas, das quais 4 mil apenas para a montagem de árvore de Natal, de aproximadamente cinco metros.
“A gente vai coletando nas ruas, pede aos amigos”, conta a dona de casa Cristiane Alves, uma das organizadores do projeto. Moradora do Curió Utinga há, pelo menos, cinco décadas, Cristiane lembra de uma realidade bem diferente. “Sou de um tempo em que tudo aqui era vala e pontes”, recorda. Esse, ano, com a conclusão da obra de ampliação da avenida João Paulo II e a revitalização do parque ambiental, que se transformou em ponto de lazer e passou a atrair turistas, a vizinhança teve o canteiro reformado e ganhou até uma pracinha.
O projeto Frutos do Amanhã também teve novidades. Em 2018, pela primeira vez, a iniciativa promoveu uma cantada de Natal com quase cem crianças da comunidade. A apresentação aconteceu diante da árvore de garrafas pets, que a noite recebe iluminação especial e fica ainda mais bonita. Um bom exemplo de que a comunidade, unida, pode contribuir e muito para a melhoria e conservação do espaço urbano, garantindo mais qualidade de vida para todos.