MENU

BUSCA

#GiroAMZ: Pará tem quase 50 cidades com risco de surto de dengue, zika e chikungunya, diz MS

Levantamento mapeou cidades em todo o Brasil. Veja ainda no #Giro: Pagamento do PIS começa nesta quinta-feira (13) e indústria tem previsão otimista para 2019

Conexão AMZ

Alto risco

Cerca de 50 cidades do Pará estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados foram obtidos por meio do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Segundo o estudo, 36 cidades, incluindo Belém, estão em alerta e outras 11 em risco de surto das doenças.

Grana extra


Começa a ser pago, nesta quinta-feira (13), o abono salarial PIS para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em dezembro. No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem final da inscrição 4. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal.

De acordo com o calendário, os nascidos nos meses de julho a dezembro receberão o PIS ainda no ano de 2018. Já quem nasceu entre janeiro e junho receberá no 1º trimestre de 2019. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento. A estimativa do Ministério do Trabalho é que, ao todo, sejam pagos R$ 18,1 bilhões para 23,5 milhões de trabalhadores.

Otimismo


A economia brasileira crescerá 2,7% no próximo ano, impulsionada pela expansão de 3% da indústria e de 6,5% do investimento. O consumo das famílias, outro importante motor do crescimento, aumentará 2,9% em 2019. São as previsões na edição especial do Informe Conjuntural – Economia Brasileira, divulgado esta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No entanto, esse cenário só se confirmará se o governo eleito fizer um ajuste duradouro nas contas públicas, avançar nas reformas estruturantes, como a previdenciária e a tributária, e adotar medidas para melhorar o ambiente de negócios, entre as quais estão a desburocratização, recomenda o documento.

Intervenção


O Senado aprovou o decreto de intervenção federal em Roraima até 31 de dezembro. Como o decreto também já foi aprovado pela Câmara, seguirá agora para promulgação e será publicado no "Diário Oficial". A intervenção federal em Roraima foi anunciada na última sexta-feira (7) pelo presidente Michel Temer e decretada nesta segunda (10).

Patrimônio mundial


O reconhecimento da união homoafetiva e a garantia dos direitos fundamentais aos homossexuais pelo Supremo Tribunal Federal, em 2011, foi declarada pela Unesco como como patrimônio mundial da humanidade. A decisão do STF recebeu, esta semana, o certificado MoWBrasil 2018, oferecido pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Especial AMZ