#GiroAMZ: CPI faz 44 recomendações sobre Hydro a autoridades no Pará
Relatório aprovado por deputados será entregue ao MP e governador. E ainda no #Giro: Pará tem mais de 500 furtos e roubos por dia; conta de luz no Brasil tem quarta maior carga tributária do mundo
Recomendações
Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou danos ambientais provocados pela mineradora Hydro, em Barcarena, na Região Nordeste do estado, entrega, no próximo dia 18, ao Ministério Público do Pará, governo do estado e governo federal, um relatório com 44 recomendações para compensar os prejuízos ambientais e evitar novos acidentes na região. O documento, aprovado na terça-feira (4), na Assembleia Legislativa, em Belém, encerrou os trabalhos da CPI após oito meses de investigação. A Hydro informou, em nota, que não teve acesso ao relatório da Alepa e negou vazamento ou transbordo de depósitos em resíduos sólidos da refinaria, após as chuvas intensas ocorridas em fevereiro.
Furtos e roubos
O Pará registrou 184.894 ocorrências de furtos e roubos nos primeiros 11 meses de 2018. O que representa 553 crimes desse tipo por dia. Os dados foram divulgados pela própria Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e levam em consideração apenas os casos registrados pela Polícia Civil. Ou seja, o número real de ocorrências pode ser ainda maior, uma vez que algumas vítimas deixam de procurar a polícia.
Conta de luz
O Brasil possui a quarta maior carga tributária na conta de luz, ficando atrás apenas da Dinamarca, Alemanha e Portugal. Os dados são de um estudo comparativo com 33 países, encomendado pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). De acordo com o levantamento, que levou em consideração valores tarifários de 2017, 41% do valor que os brasileiros pagam pela luz correspondem a tributos.
Na Dinamarca esse percentual é de 64%, de 55% na Alemanha, e de 52% em Portugal. Para se ter uma ideia, no Reino Unido, que possui a menor carga tributária, apenas 5% do valor da conta de energia elétrica corresponde a tributos. Segundo a Abradee, a redução de encargos e tributos nas contas de luz do país, resultaria em uma tarifa mais barata para o consumidor
Sem sinal
O sinal analógico de TV começa a ser desligado, nesta quarta-feira (5), em 80 municípios de todas as regiões do país. No Norte e Nordeste, estão entre as cidades que terão o sinal analógico de TV desligado: Imperatriz (MA), Mossoró (RN) e Marabá (PA). De acordo com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável por acompanhar o desligamento do sinal analógico no país, o prazo para desligamento vai até o dia 12 deste mês, mas pode ser estendido naquelas localidades que ainda não atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com sinal digital.
Foragido
Sancler Ferreira, ex-prefeito de Tucuruí, sudeste do Pará, já é considerado foragido da Justiça. Ele é um dos alvos da “Operação Alcobaça”, que investiga fraudes em licitações no município e teve a prisão preventiva decretada, mas ainda não foi localizado. O Ministério Público, no estado, calcula que o desvio de dinheiro público pode chegar a mais de R$ 100 milhões. Além do ex-prefeito, também estão envolvidos ocupantes de cargos na prefeitura e empresários.