SAB · 17 OUT 2026Assine
O Liberal 80 anos

SANEAMENTO BÁSICO

Moradores reclamam de buracos, lama e mato alto na Rua Anita Garibaldi

Eles também dizem que, quando chove, a rua fica alagada; moradores pedem saneamento básico

Cira Pinheiro e Dilson Pimentel

23 de agosto de 2026 às 12:00

A imagem mostra o entregador Herlan Dias Velasco e cozinheira Adriana da Silva Abreu: eles pedem saneamento básico para a rua onde moram

A imagem mostra o entregador Herlan Dias Velasco e cozinheira Adriana da Silva Abreu: eles pedem saneamento básico para a rua onde moram ( Foto: Fotos: Cira Pinheiro | Especial para O Liberal )

A falta de saneamento básico e de asfalto, os buracos, a lama e o mato alto na rua Anita Garibaldi, no bairro de Águas Lindas, em Belém, no limite com Ananindeua, têm causado transtornos aos moradores, principalmente em dias de chuva, quando a via fica alagada. A reclamação foi feita pelo entregador Herlan Dias Velasco, de 42 anos, e pela cozinheira Adriana da Silva Abreu, de 52 anos, que também relatam problemas com a iluminação pública durante a noite e cobram melhorias na infraestrutura da área. O registro foi feito no dia 19 de agosto de 2026.

Herlan contou que a rua Anita Garibaldi está precisando de uma reforma e de asfalto. "Quando chove, meu Deus do céu, isso aqui fica um rio", disse. Segundo ele, a situação impede a passagem de veículos e dificulta a circulação dos moradores. “Não dá para passar, não passa carro, não passa nada. Os 'grandão' lá não olham por aqui. Estão asfaltando aí para cima, para outros lados, mas aqui é esquecido", contou.

O entregador também reclamou do acúmulo de lixo e do mato na via. “Muito lixo. Olha só aquele ‘castelo’ de lama ali de barro, só mato. Olha aí como a dificuldade para passar aqui. Precisamos muito mudar essa situação aqui", afirmou. Ainda segundo Herlan, "sempre foi assim. Sempre, desde o governo passado, só é promessa, promessa e nada. Mato cresce, os moradores mesmo capinam, roçam, e não muda nada. Se não for os moradores, ninguém vai fazer nada", lamentou.

O entregador também demonstrou preocupação com os alagamentos e os possíveis riscos à saúde dos moradores. “Quando chove aqui fica tudo alagado e tem esse perigo também de ter esse contato com a água e adquirir alguma doença. Tem muito rato por aqui. Aquela doença do mijo do rato, que é leptospirose. Deus o livre. Tem criancinha também que à tarde brinca aqui. Mas isso quando não chove. Estamos precisando de saneamento básico", observou.

VEJA MAIS:

Funileiro Raimundo Favacho reclama de canal entupido na 14 de Março com Pariquis "Muitas vezes, eu fiquei sem pegar serviço e sem poder entrar na oficina também por causa da enchente", diz o morador

Autônoma Vanusa Oliveira reclama de bueiros sem tampa e lixo acumulado na avenida Mário Covas Os moradores pedem que os órgãos responsáveis providenciem a reposição das tampas dos bueiros e as ações de limpeza na via

  A rua Anita Garibaldi, no bairro Águas Lindas, em Belém, não tem asfalto, está tomada pelo mato e, quando chove, fica alagada, dizem os moradores (Foto: Cira Pinheiro | Especial para O Liberal)

Iluminação pública

Outra reclamação na rua Anita Garibaldi é a questão da iluminação pública. Adriana da Silva Abreu disse que todos os postes, de uma ponta da rua lá asfaltada à outra, na rua inteira, não têm iluminação. "Não temos asfalto, não tem ônibus na comunidade. A gente anda 12 quarteirões para ir trabalhar", afirmou. Adriana fez um apelo aos governantes para que sejam tomadas providências para melhorar a infraestrutura e os serviços públicos oferecidos à comunidade. "Eu peço encarecidamente aos nossos governantes, que estão aí à beira da eleição, que façam alguma coisa. A pessoa sai 5 horas da manhã para pegar um transporte", afirmou. “Eu peço, até pelo amor de Deus, aos nossos governantes, que façam alguma coisa pela gente, pela comunidade. A nossa rua aqui está esquecida, abandonada há muitos anos", acrescentou.