Tsunami meteorológico atinge cidades de Santa Catarina e assusta moradores
Fenômeno causou alagamentos, danos em vias e edificações, além de arrastar barcos
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tsunami meteorológico no Litoral Sul do estado na manhã desta segunda-feira (21). Com grande fluxo de paraenses para o estado sulista, é fundamental entender o que ocorreu e provocou alagamentos e danos em Jaguaruna, Imbituba e Laguna.
Segundo o órgão, foram registrados acúmulo de água e areia em vias, danos em estruturas e barcos arrastados pela força da água. A ocorrência foi confirmada a partir da análise de radares, imagens de satélite e marégrafos.
VEJA MAIS
De acordo com a Defesa Civil, uma área de instabilidade avançou pelo Litoral Sul acompanhada por uma faixa de nuvens alinhada à frente de chuva. O sistema provocou rajadas de vento entre 60 km/h e 90 km/h.
A combinação dos ventos fortes com alterações na pressão atmosférica provocou a elevação e o deslocamento repentino do nível do mar, caracterizando o tsunami meteorológico.
O fenômeno é raro e de difícil previsão e tem poucos registros no litoral de Santa Catarina. Apesar da ocorrência desta segunda-feira, a Defesa Civil informou que não há previsão de um novo evento de intensidade semelhante nos próximos dias.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA