CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

VÍDEO: Paraense coloca 'maniçoba falante' na trend de IA com alimentos que falam; confira

No vídeo, a maniçoba "fala" em tom de raiva sobre ser julgada pela sua aparência. O formato se destaca pela maneira exagerada e direta com que as mensagens são transmitida

Gabrielle Borges
fonte

A tendência dos "alimentos falantes" tem conquistado as redes sociais, especialmente no TikTok e Instagram, desde o final de 2025 e início de 2026. Criadores de conteúdo estão utilizando inteligência artificial para dar rostos, vozes e personalidades a comidas e objetos inanimados, criando cenas cômicas e surreais.

O formato se destaca pela maneira exagerada e direta com que as mensagens são transmitidas, frequentemente com alimentos, como frutas e vegetais, "falando com raiva" e fazendo cobranças sobre hábitos saudáveis, como beber mais água, manter a saúde intestinal ou cuidar da pele.

VEJA MAIS

image O que é 'Bobbie Goods'? Entenda a febre por trás dos desenhos de colorir
Livros para colorir volta a fazer sucesso com o uso de canetinhas especiais no lugar dos lápis tradicionais


image Mini cozinha:comidas feitas em miniatura viram tendência e geram reações intrigantes; vídeo
Entre os internautas, alguns sentem prazer e outros aflição; entenda o motivo com uma explicação


image Miniaturas em alta: O que a psicologia diz sobre a tendência de mini objetos?
Vídeos de objetos em miniatura chamam a atenção por uma combinação de fatores psicológicos, sensoriais e culturais. Psicologia explica os fatores atrás disso

O criador de conteúdo humorístico Gera Wellington, conhecido como Gera Sorriso nas redes sociais, publicou um vídeo de como seria se a maniçoba, prato típico paraense, "falasse" na trend que anda viralizando na internet nos últimos dias.

No vídeo, a maniçoba "fala" em tom de raiva sobre ser julgada pela sua aparência e brinca sobre ser cozinhada por menos de sete dias. O vídeo divertiu internautas paraenses nas redes sociais.

Trend ajuda na publicidade

O movimento ganhou força com o retorno da popularidade de "Annoying Orange", uma série que já utilizava vozes cômicas para dar vida a frutas, além do uso de filtros e ferramentas de IA, que permitem aos criadores "personificar" os alimentos com sotaques regionais e personalidades engraçadas.

Marcas também começaram a investir nessa tendência, transformando ingredientes em personagens para campanhas publicitárias criativas e impactantes. O segredo do sucesso parece estar na combinação de humor leve e exagerado com o uso criativo da inteligência artificial.

(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com.)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!