Dia Internacional da Cerveja: veja harmonizações para celebrar a bebida preferida dos brasileiros
Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo; especialistas indicam como aproveitar os estilos mais famosos com pratos típicos
Comemorado nesta primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja celebra uma das bebidas mais consumidas no mundo — e especialmente no Brasil. Criada em 2007, a data ganhou projeção global e hoje é valorizada por apreciadores e produtores.
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, com 15,3 bilhões de litros fabricados em 2023, atrás apenas de China e Estados Unidos. O país também bateu recorde no número de cervejarias, com 1.847 unidades, crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2024.
Harmonizações para cada escola cervejeira
Para aproveitar melhor os diferentes estilos, o sommelier Charleston Agrícola, professor da Academia da Cerveja (escola da Ambev), sugere harmonizações com pratos que valorizam as características de cada escola cervejeira.
VEJA MAIS
Escola Alemã: tradição e precisão
Conhecida pela "Lei da Pureza", que limitava os ingredientes a água, malte e lúpulo (posteriormente incluindo a levedura), a escola alemã oferece estilos como Pilsner, Helles, Kölsch e Weissbier.
- Pilsner + Bolinho de carne: "O amargor médio-alto e o final seco da Pilsner combinam com o bolinho de carne, realçando o sabor e a crocância", explica Charleston.
Escola Belga: complexidade e criatividade
Caracterizada por fermentações especiais e uso de especiarias, a escola belga tem estilos como Dubbel, Saison e Witbier.
- Witbier + Isca de peixe com limão e molho tártaro: "A acidez cítrica limpa o paladar e corta a gordura do prato."
- Witbier + Torta de limão: "A cremosidade da cerveja harmoniza com a doçura da sobremesa."
Escola Inglesa: sabores intensos e tradicionais
Com destaque para maltes tostados e baixa carbonatação, os estilos mais conhecidos são English Pale Ale, Stout e Porter.
- Porter + Costelinha de porco com barbecue de goiabada: "As notas de caramelo e defumado da Porter equilibram os sabores da carne."
Escola Americana: inovação e intensidade
Referência mundial no movimento craft beer, os Estados Unidos popularizaram estilos como American IPA, Pale Ale e Session IPA.
- Session IPA + Frango à passarinho com alho e molho picante: "O amargor intenso corta a gordura e harmoniza com o tempero forte."
Com tantas opções e combinações deliciosas, o Dia Internacional da Cerveja é uma excelente oportunidade para conhecer novos estilos e valorizar a diversidade cervejeira. Saúde!
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA