CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Confira 5 dicas para evitar distrações e recuperar o foco nos estudos

Segundo o estudo, o estresse e a ansiedade estão entre os fatores que mais contribuem para a falta de atenção

Victoria Rodrigues
fonte

Com as recentes transformações provocadas pela Era Digital, algumas pessoas começaram a passar por uma diminuição na atenção devido ao contato direto e frequente com telas. Essa característica somada à fácil capacidade de distração, inclusive, passou a atrapalhar os estudantes que precisam estar 100% atentos porque pretendem estudar para o Enem, vestibulares ou concursos.

Foi inspirada nesse cenário que uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio (EUA) e divulgada nesta segunda-feira (30), desvendou os principais fatores que contribuem para a falta de atenção. Entre eles, estão: o estresse e a ansiedade (43%), além da falta de sono (39%) e dos dispositivos digitais (35%), tais como celular, tablets, computadores e notebooks.

O estudo foi realizado com cerca de mil adultos norte-americanos, em que 75% dos entrevistados alegaram ter problemas de atenção. No desenvolvimento da pesquisa, também foi descoberto outros fatores que têm um grande índice de culpabilidade para o excesso de distração, sendo: tédio ou a falta de interesse (31%), multitarefas (23%), falta de atividade física (21%), má alimentação/hidratação (20%) e condições médicas como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) (18%).

Para a pesquisadora Evita Singh, uma das autoras do estudo e médica psiquiatra do Departamento de Psiquiatria e Saúde Comportamental da Universidade Estadual de Ohio, o passo mais importante nesse caso é reconhecer que não se pode dar conta de todas as atividades. "Há muitas coisas diferentes que podem levar à dificuldade de nos concentrarmos ou à dificuldade de atenção. Mas ser capaz de reconhecer que, ao mesmo tempo em que nos damos conta de que não precisamos estar 'ligados' e focados 100% do tempo, também é muito importante", explicou Singh.

VEJA MAIS

image Estudantes do Pará podem ganhar bolsa de estudos para o Japão; veja como
Estudantes do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, concluintes do ensino médio podem pleitear as bolsas em universidades/instituições do Japão

image Paraense é aceita em mestrado na França e vende roupas em brechó para custear estudos
Formada em Relações Internacionais, Maria Betânia usa a moda sustentável como ponte para Bordeaux

Confira 5 dicas para manter a concentração nos estudos

Inclinados em propor algumas estratégias para evitar a distração, Evita Singh e outros pesquisadores criaram um método chamado "Take Five" para ser desenvolvido em cinco passos com o objetivo de recuperar o foco. Veja quais são eles:

  1. Realize pausas curtas e frequentes;
  2. Evite as distrações do ambiente;
  3. Envolva-se ativamente na tarefa que você está desenvolvendo;
  4. Não pegue mais de uma tarefa para fazer de uma só vez;
  5. Mesmo se você ficar distraído ao longo do processo, pare, respire, tire cinco minutos para descansar e depois retorne aos seus afazeres.

(Victoria Rodrigues, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!