Aprenda a fazer uma deliciosa torta de limão com biscoitos de castanha

Troppo

Todo cozinheiro tem dicas, ingredientes secretos que fazem toda a diferença no resultado final de um doce ou prato salgado. Com a nossa convidada, Lena Gasparetto, não poderia ser diferente! Abaixo, os “pulos do gato” para obter receitas impecáveis:

Torta de limão com merengue

Dicas da Lena:
– Se não tiver forma de aro removível, pode fazer um refratário de vidro redondo de bordas baixas e servir nele mesmo.
– Pode substituir por limão siciliano, em vez do tahiti.
– Não deixe de colocar a fatia de casca do limão ao bater o merengue pois dá um sabor maravilhoso 
– Caso queira dobrar a receita, faça numa forma de diâmetro um pouco maior senão demora muito para assar. O ideal é que o recheio tenha altura menor que a da base de biscoitos.
– Se não tiver processador pode moer as bolachas no liquidificador, aos poucos. Não coloque tudo de uma vez.

Biscoitos de castanha-do-pará

Dicas da Lena:
– A quantidade de farinha de trigo pode não ser exata, pois depende do tamanho do ovo, da umidade e temperatura ambiente, etc. Quando digo ovo “pequeno”, estou falando do menor tamanho de ovo que se encontra no mercado. Geralmente hoje em dia existem 3 tamanhos: “Jumbo”, “extra” e “grande” – e este último é o menor de todos – a que eu chamo de “pequeno”. Explicado isso, tenha como medida essas 3 xícaras de farinha de trigo mas se a massa estiver ainda “grudenta” pode acrescentar um pouco mais, assim como se ela estiver ficando dura ou quebradiça, não coloque as 3 xícaras. Você sentirá a massa com as mãos. Não coloque farinha demais, pois ela vai firmar um pouco na geladeira durante o tempo de descanso.

– Sobre a castanha-do-Pará, eu gosto sempre de antes de processá-la, levar ao forno baixo-médio por uns 15/20 minutos para ela dar uma leve tostada porque realça MUITO seu sabor. Isso eu faço logo que compro a castanha e já deixo na geladeira processada. No dia que quero fazer o biscoito ela já está pronta para usar! (Só coloque no processador depois de resfriada).

– Uma coisa que me facilitou MUITO a vida de abrir massas com o rolo, é fazer isso sobre uma grande folha de Silpat (silicone). Sei que a maioria não terá uma folha desse tamanho, mas escrevo isso pra dar a dica. O trabalho de limpeza da bancada é muito mais fácil e rápido e lavar a folha de silicone é moleza.

Troppo