CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Novo recurso do Whatsapp usa código secreto para proteger conversas; saiba como funciona

A função passou a ser liberada gradualmente aos usuários nesta quinta-feira (30)

Kamila Murakami
fonte

A partir de agora, o Whatsapp conta com uma função de esconder conversas com um código secreto. O novo recurso passou a ser liberado gradualmente aos usuários nesta quinta-feira (30) e em breve estará disponível para todos que utilizam o aplicativo. 

A ferramenta funcionará como uma expansão das conversas ocultas, que foram disponibilizadas em maio deste ano. Até então, aqueles que queriam proteger as conversas do WhatsApp, só podiam contar com a mesma senha e biometria (digital ou facial) usadas para liberar a tela do celular.

VEJA MAIS 

image Redação Integrada de O LIBERAL utiliza o Whatsapp para receber denúncias das comunidades
“Nossos jornalistas fazem a apuração e, em seguida, enviamos uma equipe de reportagem, que produz vídeo com as denúncias”, explicou a coordenadora das Redes Sociais do jornal, Elva Vieira

image Bandidos clonavam WhatsApp de ministros de Lula para pedir Pix a 'pessoas necessitadas'
Polícia Civil do DF desmantela quadrilha de estelionatários que tinha como alvos até o ministro da casa Civil

A funcionalidade, no entanto, não protege totalmente a privacidade nos casos em que alguém sabe a senha de desbloqueio do smartphone. Além disso, mesmo sem acessar mensagens ocultas, outra pessoa pode saber que há uma pasta secreta ao deslizar para baixo a lista de conversas do WhatsApp.

Como funcionará o código secreto do Whatsapp? 

Com o novo recurso, os usuários poderão escolher uma senha única, diferente da que é usada para desbloquear o telefone. Outra opção será ainda a possibilidade de só permitir o acesso ao atalho para as conversas ocultas depois de inserir o código secreto na barra de pesquisa. O aplicativo de troca de mensagens instantâneas permitirá ainda que o usuário esconda um bate-papo ao pressionar e segurar sobre ela na lista de conversas do aplicativo.

O Whatsapp informou que o objetivo é criar uma camada extra de privacidade para dificultar o acesso às suas conversas confidenciais caso alguém tenha acesso ao seu telefone.

"Acreditamos que todos têm direito à privacidade, quer estejam compartilhando seu telefone com outra pessoa ou se encontrem em uma situação vulnerável e precisem de proteções adicionais", diz a plataforma.

image Redação Integrada de O LIBERAL utiliza o Whatsapp para receber denúncias das comunidades
“Nossos jornalistas fazem a apuração e, em seguida, enviamos uma equipe de reportagem, que produz vídeo com as denúncias”, explicou a coordenadora das Redes Sociais do jornal, Elva Vieira

image Supostos membros de torcidas organizadas são detidos durante briga generalizada em Belém
Os grupos costumam marcar supostas partidas de futebol por meio de grupos de WhatsApp. Mas, quando chegam ao local combinado, acabam entrando em confronto

Saiba como usar a nova função 

Para criar um código secreto, é preciso ter pelo menos uma conversa oculta. Caso ainda não tenha, abra uma conversa, toque no nome do seu contato no topo da tela, clique em "Conversas ocultas" e ative a opção para esconder o bate-papo;

  1. - Deslize a lista de conversas do WhatsApp para baixo para exibir a aba de conversas secretas;
  2. - Clique em "Conversas ocultas";
  3. - Nessa aba, toque no ícone de três pontinhos que aparecem no topo da tela;
  4. - Clique em "Configurar as conversas ocultas" e selecione a opção de inserir o código secreto.

 

(*Kamila Murakami, estagiária de jornalismo sob a supervisão de Hamilton Braga, coordenador do núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Tecnologia e Mercado
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!