Seres humanos podem pegar gripe aviária? Entenda
O primeiro foco de gripe aviária em aves comerciais no Brasil foi confirmado nesta quinta-feira (15)

O primeiro foco de gripe aviária em aves comerciais no Brasil foi confirmado nesta quinta-feira (15/5) em uma granja localizada no município de Montenegro (RS). Embora o vírus já estivesse presente no país desde 2023, até então, havia sido identificado apenas em aves silvestres.
O que é gripe aviária? Entenda a doença
A gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. Apesar de raro, o vírus também pode infectar seres humanos, embora o risco de contágio humano seja considerado baixo.
VEJA MAIS
Quais os sintomas da gripe aviária em aves?
- Dificuldade para respirar
- Secreção nasal ou ocular
- Espirros
- Incoordenação motora
- Torcicolo
- Diarreia
- Alta taxa de mortalidade
Suspeita de gripe aviária? Saiba o que fazer
De acordo com a Secretaria da Agricultura, qualquer sinal de gripe aviária — como sintomas respiratórios, neurológicos ou mortes súbitas em aves — deve ser comunicado imediatamente à Inspetoria de Defesa Agropecuária.
Humanos podem contrair a gripe aviária?
Sim, mas o risco de transmissão para humanos é baixo, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Os casos ocorrem, geralmente, em pessoas que mantêm contato direto com aves infectadas, especialmente sem o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Como acontece a transmissão da gripe aviária?
- Contato direto com fezes, secreções ou fluidos de aves contaminadas
- Manipulação de aves vivas ou mortas sem proteção
- Exposição a objetos ou água contaminados com o vírus
Consumo de carne de frango e ovos é seguro?
Sim. Segundo o Ministério da Agricultura e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há risco de contágio pela ingestão de carne de frango ou ovos cozidos. O processo de cozimento elimina completamente o vírus da gripe aviária.
“Não há risco da pessoa se contaminar consumindo carne de frango e ovos. Pode consumir com tranquilidade”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à GloboNews.
Quem está mais exposto à gripe aviária?
Os profissionais que lidam diretamente com aves infectadas — como criadores, tratadores e técnicos sanitários — estão mais suscetíveis à infecção.
“O risco para humanos existe para quem manuseia o animal, quer sejam os tratadores, no dia a dia, ou o profissional que vai recolher carcaças de animais que morreram fruto desse vírus”, explicou o ministro Carlos Fávaro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA