Uso de anticoncepcional pode alterar cérebro e afetar controle do medo, aponta pesquisa
A análise foi realizada com imagens cerebrais de 62 mulheres que estavam utilizando pílulas anticoncepcionais

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, revelou que o uso da pílula anticoncepcional pode ter influenciado a função da área cerebral responsável pelo controle do medo e da insegurança. Os dados da pesquisa, divulgada na revista Frontiers in Endocrinology, incluiu a análise de imagens cerebrais de 62 mulheres que estavam utilizando a pílula contraceptiva, dessas, 37 que a haviam usado no passado e 40 que nunca a tinham utilizado. Além das mulheres, 41 homens também participaram do estudo para fins de comparação.
VEJA MAIS
Os resultados indicaram que mulheres que usaram a pílula apresentavam uma menor massa no córtex pré-frontal ventromedial em comparação com os homens, que naturalmente já possuem um volume menor nessa área. Essa região é responsável por regular emoções relacionadas a reações rápidas, como o medo, e avaliar a segurança do ambiente ao redor.
Os pesquisadores concluíram que mulheres que usavam anticoncepcional não produziam mais marcadores associados ao medo, mas apresentavam uma menor produção de reguladores ligados à tranquilidade e à segurança. O estudo aponta ainda que esse efeito é reversível, visto que as pacientes que interromperam o uso do medicamento apresentaram uma densidade cerebral normal na mesma região.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA