Saúde mental lidera afastamentos no trabalho, aponta pesquisa

Segundo o estudo, 16% dos pedidos de afastamento encaminhados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm relação com doenças mentais, como ansiedade, depressão e burnout

O Liberal

Uma pesquisa realizada pela BR MED, empresa de saúde corporativa, revelou que problemas relacionados à saúde mental são a principal causa de afastamento no trabalho. Segundo o levantamento, que analisou dados ao longo do ano de 2022, 16% dos pedidos de afastamento encaminhados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm relação com doenças mentais, como ansiedade, depressão e burnout.

VEJA MAIS

image Autistas famosos servem de inspiração e desmistificam as limitações do Autismo
Albert Einstein e Greta Thunberg são alguns dos exemplos de famosos com o Transtorno do Espectro Autista

image ​Belém ganha novo Hospital de Urgência Psiquiátrica Infanto-Juvenil e Adulto
O hospital está localizado na travessa Presidente Pernambuco, bairro Batista Campos

image Animais também precisam de atenção em relação à saúde mental; saiba mais
O mês de janeiro foi escolhido para conscientizar sobre a saúde mental, emocional e bem-estar dos animais, assim como já era o mês de conscientização para a saúde dos humanos

A pesquisa da BR MED avaliou 21.076 atestados médicos emitidos em 2022 e constatou que 2.445 casos foram encaminhados à Previdência Social. Desse total, 392 atendimentos estavam relacionados a transtornos mentais.

Os dados apontam para a necessidade de as empresas estarem atentas à saúde mental de seus colaboradores e adotarem medidas para prevenir e tratar essas doenças. Além disso, reforçam a importância de políticas públicas que garantam atendimento adequado para quem sofre com problemas de saúde mental.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas invistam em programas de promoção da saúde mental e ofereçam suporte aos funcionários que precisam de ajuda. Ações como campanhas de conscientização, treinamentos para gestores e disponibilização de serviços de psicologia são algumas das medidas que podem ser adotadas para reduzir os índices de afastamento no trabalho por questões de saúde mental.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!