CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pesquisa identifica 4 subtipos do autismo; veja quais

A pesquisa fez parte de um dos maiores estudos genéticos sobre o transtorno, o Spark

Victoria Rodrigues
fonte

Com o propósito de investigar cientificamente os diversos graus de autismo, pesquisadores da Universidade de Princeton (EUA) e da Fundação Simons, conseguiram identificar, por meio de um estudo, quatro subtipos biologicamente e clinicamente do transtorno. Os resultados desta descoberta foram divulgados na última terça-feira (8) na Revista Nature Genetics, considerada uma das maiores no ramo internacional.

Inclinados a desvendarem as diferentes categorias do autismo, os estudiosos utilizaram um modelo computacional avançado e agruparam as 5 mil crianças participantes com base em suas mais de 230 características clínicas, comportamentais e de interação social. Como resultado, toda essa análise de dados classificou o transtorno em quatro grupos principais que possuem perfis genéticos únicos e trajetória de desenvolvimentos divergentes.

VEJA MAIS

image Documentos apontam que mãe de jovem com autismo autorizou extração de dentes no CIIR
Em vídeo publicado nas redes sociais, o advogado da família da paciente afirmou que a mãe da jovem “talvez não tenha lido linha por linha”

image Conselho de Odontologia apura denúncia de extração dentes de jovem com autismo em Belém
Conselho Regional de Odontologia do Pará se colocou à disposição para realizar abertura de processo ético contra cirurgiões-dentistas responsáveis

image Labrador Teddy, cão que auxilia criança com autismo, desembarca em Portugal

Quais são os quatro subtipos do autismo?

  • Desafios Sociais e Comportamentais

Nesta categoria, foram identificados 37% dos participantes com traços mais fortes do autismo, como: a ansiedade, a depressão, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), dificuldades de interação social e comportamentos repetitivos, mas sem o atraso motor ou na fala.

  • TEA Misto com Atraso no Desenvolvimento

Já neste subtipo do autismo, foram classificadas 19% das crianças que não possuem ansiedade e nem comportamentos disruptivos, mas que demoram a andar e a falar em um tempo maior que as outras crianças de sua idade.

  • Desafios Moderados

Nesta categoria, 34% das pessoas apresentaram os sintomas do transtorno de forma mais leve, não apresentando condições psiquiátricas associadas ao autismo e, tanto a fala quanto o andar delas, foram desenvolvidos no tempo esperado para a sua idade.

  • Amplamente Afetado

Neste subtipo, 10% das pessoas participantes foram identificadas como as mais afetadas com as características do autismo, sendo: ansiedade, depressão, alterações frequentes no humor, atrasos no desenvolvimento, e dificuldades com relação ao comportamento e interação social.

Futuras pesquisas sobre Autismo

Apesar desse estudo revolucionar caminhos para a classificação do autismo, esses subtipos ainda não poderão ser aplicados nos diagnósticos clínicos diários. Enquanto isso, os pesquisadores pretendem continuar investigando se outras condições do neurodesenvolvimento, como TDAH e deficiência intelectual, também podem ser categorizadas em outros subtipos como foram os do autismo.

“Com esses achados, estamos abrindo portas não só para entender melhor o autismo, mas também outras condições complexas e heterogêneas”, revela a coautora da pesquisa, Chandra Theesfeld, gerente de pesquisa do Instituto Lewis-Sigler e da iniciativa Princeton Precision Health.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Luciana Carvalho, editora web em OLiberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!