Obras do Hospital Público da Mulher chegam a 87% de conclusão e entram na fase final
A unidade de saúde vai implantar atenção médica exclusiva para a população feminina paraense
As obras no Hospital Público da Mulher alcançaram os 87% de conclusão e assim já inicia a fase final para que ele seja entregue à população. A unidade vai implantar atenção à saúde exclusivamente para a população feminina paraense, com atendimento gratuito. Além disso, serão realizadas diversas ações para que sejam oferecidas diversas especialidades e intervenções nos mais variados níveis de atenção.
VEJA MAIS
A unidade realizará ações de promoção da saúde com referência nas linhas de cuidados especializados em ginecologia (geral, climatério, infanto-puberal e colposcopia), mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia, dermatologia, abrangendo urgência/emergência e assistência para o atendimento de Vítimas de Violências Sexual e doméstica, na perspectiva de agilizar o processo de operacionalização do acesso qualificado à rede de atenção à mulher.
Por trabalhar nas proximidades do prédio, a manicure Ana Clara Paixão, 23 anos, acompanha o avanço das obras e afirma que essa iniciativa para garantir o atendimento médico e social das mulheres, vai fazer a diferença na vida das paraenses.
“Olho para esse prédio todos os dias e vejo que, além de estar ficando lindo, ele vai atender milhares de mulheres que precisam de um acompanhamento de saúde em Belém e isso é muito bom, necessário. As mulheres paraenses precisavam de uma unidade como essa e, pra mim, essa é uma das melhores obras do Estado na capital, porque vai priorizar quem precisa, especialmente, mulheres vítimas de qualquer tipo de violência”, celebra Ana Clara.
O titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral, ressalta a importância do Hospital da Mulher para o Estado. “Com os seus 12 pavimentos e a implantação de mais 120 leitos na capital, a obra, que hoje está estimada em torno de R$ 169 milhões, reafirma o compromisso do Estado com a saúde da população, investindo em um prédio com toda a qualidade necessária e equipamentos de ponta”, pontua.
Atualmente os trabalhos realizados na obra se concentram nos acabamentos e revestimentos de pisos e paredes. Com a conclusão dessa etapa, será garantido que a estrutura hospitalar seja equipada para ser entregue à população.
Serviço
Localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, em Belém, o hospital ocupa uma área de 17 mil metros quadrados e contará com 120 leitos, sendo 100 operacionais de urgência e emergência, com atendimento de alta complexidade e 20 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O local também será equipado com aparelhos de ressonância, raio-X, mamografia, tomografia e eletrocardiograma. O complexo de saúde será referência ao ampliar o fluxo de atendimento com a oferta de serviços de urgência e emergência, consultórios, centro cirúrgico, laboratórios, serviço de nutrição e espaço para o acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual e/ou doméstica. A prestação de serviços será exclusivamente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA