Número de pessoas com câncer deve aumentar 77% até 2050, aponta estudo

Crescimento populacional e envelhecimento são fatores-chave para o aumento da doença

Beatriz Moura
fonte

O número de pessoas com câncer no mundo deve aumentar 77% até 2050, aponta o relatório da Sociedade Americana do Câncer, divulgado na última quinta-feira (04). Segundo o estudo publicado no periódico CA: A Cancer Journal for Clinicians, em 2022, cerca de 20 milhões de casos de câncer foram diagnosticados, juntamente com 9,7 milhões de mortes por câncer.

As estimativas sugerem que cerca de 1 em cada 5 pessoas que estão vivas agora irão desenvolver câncer durante sua vida, e cerca de 1 em cada 9 homens e 1 em cada 12 mulheres morrerão da doença. Mundialmente, o número pode chegar a 35 milhões até 2050. Segundo o diretor científico da Sociedade Americana do Câncer, William Dahut, um dos principais fatores para o desenvolvimento será o aumento da população idosa. 

O relatório ainda afirma que o crescimento populacional e o envelhecimento são fatores-chave do tamanho do fardo mundial do câncer, com a população global de cerca de 8 bilhões de pessoas em 2022 projetada para atingir 9,7 bilhões até 2050.

Quais os fatores de risco para o câncer? 

O uso de tabaco, obesidade, alcoolismo e outros fatores de risco para o câncer também podem aumentar o número projetado de casos de câncer, alerta Dahut, especialmente em países de baixa renda.

VEJA MAIS 

image Dia Mundial de Combate ao Câncer: alimentação saudável e exercício devem ser encarados como remédios
Segundo a OMS, em 2050, 35,5 milhões de novos casos serão registrados no mundo. Especialista afirma que diagnóstico precoce aumenta chances de cura

image O que é cancêr inguinal? Entenda a doença que Anderson Leonardo, do Molejo, enfrentou até a morte
Cantor foi internado na última terça-feira (23/04) em estado grave e morreu nesta sexta-feira (26/04)

image Câncer do pâncreas: grupo liderado por paraense lança estudo inédito sobre estrutura celular
Foi identificado que pacientes com emaranhados de linfócitos T e B formados dentro do órgão afetado controlam mais eficientemente o tumor. Resultados obtidos abrem precedentes para testes moleculares e outras ações estratégicas contra esse e outros tipos de câncer

Casos de câncer 

O estudo também evidencia dados globais da incidência e morte por câncer do Observatório Global do Câncer, um banco de dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo ele, o câncer de pulmão foi o mais diagnosticado em todo o mundo em 2022, com quase 2,5 milhões de novos casos e mais 1,8 milhão de mortes.

Veja os 10 tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres, que representam mais de 60% dos casos de câncer recém diagnosticados e das mortes por câncer:

  • Câncer de pulmão;
  • ama em mulheres;
  • colorretal;
  • próstata;
  • estômago;
  • fígado;
  • tireoide;
  • cervical;
  • bexiga;
  • linfoma não-Hodgkin.

De acordo com o relatório, o câncer cervical foi a principal causa de morte por câncer em 37 países, principalmente na África subsaariana, América do Sul e sudeste da Ásia. A vacina contra o HPV ou papilomavírus humano pode reduzir o risco de câncer cervical, mas globalmente, apenas cerca de 15% das meninas elegíveis receberam a vacina.

Câncer de próstata

Outro relatório separado, publicado no jornal The Lancet na última quinta-feira (04), alerta para o aumento do câncer de próstata. Até 2040, cerca de 2,9 milhões de casos serão registrados, comparados a 1,4 milhão em 2020. Globalmente, o câncer de próstata é o câncer mais comum em homens em 112 países, segundo o novo relatório da Comissão do The Lancet sobre câncer de próstata.

(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Rayanne Bulhões)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!