CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Maconha aumenta risco de cáries, perda dentária e câncer bucal, segundo pesquisa

Pesquisas indicam risco elevado de doenças bucais, com usuários apresentando 55% mais problemas dentários e até 3x mais tumores

Hannah Franco
fonte

O consumo de maconha pode afetar mais do que a mente: estudos recentes apontam que pessoas que usam cannabis regularmente têm riscos aumentados de desenvolver cáries, perda dentária e câncer bucal. Pesquisas apontam que usuários apresentam 55% mais chances de ter cáries, 41% maior risco de perda dentária e até três vezes mais probabilidade de desenvolver câncer em lábio e língua.

Esses dados sugerem que os efeitos da maconha na boca vão além da simples boca seca ou hábitos alimentares, incluindo impactos diretos nos tecidos e na imunidade local. Para especialistas, a combinação de fumaça, compostos químicos presentes na planta e mudanças de comportamento durante o uso contribuem para o aumento dos problemas dentários.

VEJA MAIS

image Usar maconha pode dobrar o risco de morte por doenças cardíacas, aponta estudo
Nova análise de dados com 200 milhões de pessoas revelou aumento nos riscos de infarto, AVC e outras complicações cardiovasculares entre usuários frequentes da substância

image Adolescentes são três vezes mais vulneráveis ​​ao vício em maconha, aponta estudo
Pesquisa demonstra por outro lado que riscos sobre a saúde mental não são mais elevados que para adultos

Por que a maconha aumenta o risco de câncer bucal?

Um estudo de julho analisou registros hospitalares na Califórnia e constatou que pessoas com transtorno por uso de cannabis, caracterizado pelo uso diário difícil de interromper, tinham três vezes mais chances de desenvolver câncer oral nos cinco anos seguintes.

Segundo Raphael Cuomo, cientista biomédico e professor da Universidade da Califórnia, o THC (componente psicoativo da planta) pode suprimir respostas imunológicas nos tecidos expostos à fumaça, aumentando a vulnerabilidade da boca e do nariz a agentes cancerígenos.

Quais compostos da fumaça da maconha prejudicam a boca?

Assim como o tabaco, a fumaça da maconha contém compostos voláteis que irritam os tecidos da boca e dos pulmões. Entre eles:

  • Amônia, presente em concentrações até 20 vezes maiores que no tabaco, pode irritar nariz, garganta e trato respiratório.
  • Cianeto de hidrogênio, tóxico, com potencial prejudicial à saúde.
  • Aminas aromáticas, compostos orgânicos potencialmente cancerígenos.

Embora ainda sejam necessários mais estudos, inalar qualquer substância em combustão já representa risco para boca e pulmões, alertam pesquisadores.

Como a maconha contribui para cáries e perda dentária?

Além dos efeitos químicos da fumaça, o uso de maconha está ligado a comportamentos que favorecem problemas dentários:

  • Larica e consumo de açúcar: usuários frequentemente ingerem carboidratos e alimentos açucarados, aumentando risco de cáries.
  • Letargia e cuidados bucais reduzidos: uso da cannabis pode reduzir a frequência de escovação e uso do fio dental.
  • Boca seca: diminui a saliva, que é essencial para remover restos de comida e placa bacteriana.

A saliva funciona como um sistema natural de limpeza e proteção, e sua diminuição aumenta significativamente a probabilidade de cáries.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!