Cobreiro é herpes-zóster? Veja o que é a doença, sintomas e tratamento

O vírus responsável, Varicela-Zóster (VVZ), é o mesmo que causa a catapora

Lívia Ximenes
Freepik
fonte

O herpes-zóster, ou apenas herpes, é provocada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa a catapora. Também chamada de cobreiro, o herpes é uma doença com manifestação na pele e surge, frequentemente, em pessoas com doenças crônicas (hipertensas e diabéticas, por exemplo), com câncer, aids e outras condições de saúde. Ao pegar catapora, o VVZ fica em estado de latência no organismo (ou seja, “adormecido") e é reativado quando há comprometimento imunológico, como queda na imunidade.

VEJA MAIS

Nova variante do vírus da covid, XEC é identificada em três Estados
Atenção para a XEC aumentou entre junho e julho de 2024, após crescimento de casos identificados na Alemanha

Ministra Nísia Trindade classificou o episódio como 'grave situação adversa' Ministério da Saúde pede retestagem de material de laboratório após casos de HIV
Seis pacientes foram infectados, após transplante de órgãos infectados com o vírus HIV

Casal suspeito de infecção pelo vírus Marburg faz governo isolar estação de trem; entenda
O casal foi submetido a testes PCR no Hospital Universitário Eppendorf, referência no tratamento de doenças altamente infecciosas, e os resultados foram negativos

O que é o herpes-zóster?

O herpes-zóster, também chamada apenas de herpes ou cobreiro, é uma doença viral provocada pelo Varicela-Zóster (VVZ). A infecção se manifesta na pele, com lesões.

Quem pode ter herpes-zóster?

Qualquer pessoa pode desenvolver herpes-zóster, também chamado apenas de herpes ou cobreiro. Aqueles que possuem doenças crônicas (hipertensão e diabetes, por exemplo), câncer, aids ou outras condições de saúde que afetam o sistema imunológico são mais propensos a reativarem o Vírus Varicela-Zóster (VVZ). Da mesma maneira, pessoas com baixa imunidade também possuem mais chances de manifestarem a doença. O herpes-zóster é infeccioso, ou seja, pode ser repassada após contato.

Quais os sintomas do herpes-zóster?

O herpes-zóster, herpes ou cobreiro se manifesta com lesões na pele. Entretanto, antes de aparecerem as manchas e feridas, outros sintomas são manifestos no paciente, como:

  • Ardor e coceira no local,
  • Dor de cabeça,
  • Dores nos nervos,
  • Febre,
  • Mal-estar,
  • Sensação de formigamento, agulhada, adormecimento e pressão.

Como prevenir herpes-zóster?

O herpes-zóster, herpes ou cobreiro pode ser prevenido e controlado por meio da vacinação. Além disso, outras medidas devem ser tomadas, como:

  • Lavar as mãos após toque nas lesões,
  • Isolar pacientes com varicela,
  • Isolar pacientes internados,
  • Desinfeccionar objetos utilizados,
  • Realizar imunoprofilaxia em ambiente hospitalar.

Qual o tratamento para herpes-zóster?

O herpes-zóster, também chamado apenas de herpes ou cobreiro, possui tratamento específico para cada caso da doença. Pessoas que não possuem risco de agravamento, podem tratar com antitérmico (para febre) e analgésico não salicilato (para a dor), segundo o Ministério da Saúde. Por outro lado, aquelas que possuem risco de agravamento devem tratar a doença com Aciclovir oral ou por via endovenosa. Antes de iniciar o tratamento, deve-se procurar o auxílio de profissionais da saúde.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!