Banana diminui risco de câncer grave, revela estudo
Estudo aponta que o amido resistente, abundante na banana, pode diminuir a incidência de tumores em pessoas com predisposição genética para a doença
Cientistas explicam que uma das frutas tropicais mais consumidas no mundo pode reduzir o risco de câncer grave. Pesquisadores das universidades de Newcastle e Leeds, no Reino Unido, apontam a banana como colaboradora na prevenção da doença. O amido resistente, composto abundante na fruta, diminuiu em 60% a incidência de tumores em quem tem predisposição genética, segundo os estudos.
Foram estudados voluntários da síndrome de Lynch, uma condição hereditária que envolve o risco de adquirir câncer antes dos 50 anos. Um total de mil participantes foi acompanhado durante duas décadas. Parte do grupo recebeu 30 gramas diários de amido resistente, o mesmo que uma banana média.
Resultados e dados coletados
Os resultados mostraram que, devido ao consumo diário do amido resistente, houve uma queda nos diagnósticos de câncer no trato gastrointestinal superior, em órgãos como:
- Esôfago;
- Estômago;
- Pâncreas;
- Trato biliar;
- Duodeno.
Os estudos indicaram que não houve redução nos casos de câncer colorretal. O benefício do amido resistente é mais útil em outras partes do sistema digestório.
VEJA MAIS
Benefícios adicionais da banana
A banana, além de prevenir o câncer, é considerada um “superalimento” por especialistas. Segundo o nutricionista Arthur Mendonça, a fruta é um ponto estratégico de carboidratos de absorção moderada, tornando-se um ótimo pré-treino para garantir energia gradual. A banana é rica em:
- Potássio;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Vitaminas do complexo B.
Ela auxilia na contração muscular e no fortalecimento do sistema imunológico. Para incrementar os benefícios e a maior saciedade, é aconselhável misturá-la com fibras ou proteínas, como:
- Aveia;
- Iogurte;
- Pasta de amendoim.
(Jennifer Feitosa, Jovem Aprendiz, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA