Prefeitura de Santarém realiza ′rodízio′ entre UBSs para vacinação contra a covid-19

A medida visa evitar o desperdício do imunizante e otimizar as aplicações

Andria Almeida

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, montou um cronograma de rodízio para aplicação de vacinas contra covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da zona urbana. Segundo a Semsa, a medida foi adotada devido ao baixo estoque de imunizantes. 

O novo esquema de atendimento de vacinação ocorre por meio de revezamento no fluxo de nas UBSs durante a semana. 

Confira o cronograma:

Segunda-feira, das 8h às 16h, a imunização contra covid-19 ocorre nas UBS’s: Aparecida, Área Verde, Diamantino, Maicá, Nova República e Salvação. 
Terça-feira, nas UBS’s:  Interventoria, Mapiri, Maracanã, Uruará e Vitória Régia. 
Quarta-feira: Conquista, Matinha, Jaderlândia,  Jardim Santarém e Santa Clara. 

Quinta: Amparo, Esperança, Aldeia/Fátima/Laguinho, Jutaí e Santo André. 

Sexta-feira : Aeroporto Velho, Floresta, Livramento, Mararu, Prainha, Santana e Santarenzinho. O Planalto e a região de Rios seguem uma programação diferente. 

Ufopa aponta surto de covid-19 em Santarém
Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa indica aumento de 10 para 45% de casos positivos em julho

A Semsa enfatiza que o calendário vacinal segue as orientações do Ministério da Saúde, que disponibiliza a 1ª e 2ª dose para crianças de 3 anos ou +, a 3ª dose para os adolescentes de 12 anos ou +, a 4ª dose para pessoas com 18 anos ou +, imunossuprimidos, profissionais da saúde e da educação; trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento, com intervalo de 4 meses entre cada dose.

No entanto, a coordenadora da rede de frios da Semsa, Katia Moura, esclarece que o município não tem vacina disponível para algumas faixas etárias. 

“O nosso município não dispõe de vacina para crianças de 3 a 4 anos e para os adolescentes entre 12 a menores de 18 anos. As vacinas que nós tínhamos para esse público acabaram e estamos aguardando o recebimento de novas doses", enfatizou.

A enfermeira enfatiza quem deve procurar o imunizante. "Os adultos que tenham tomado a 1ª dose com Astrazeneca, podem ir até uma UBS para tomar a 2ª dose. Essa mesma vacina também está sendo disponibilizada para 3ª e 4ª dose para as pessoas acima de 18 anos. Já as crianças de 5 a 11 anos podem tomar a pfizer pediátrica, que deve ser administrada com intervalo de 2 meses entre as doses. No momento, essas são as únicas vacinas que possuímos", conclui Katia.


Documentos necessários na hora da imunização 

Para receber os imunizantes é necessário apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS, um documento com foto e o CPF. Os trabalhadores da saúde devem levar o comprovante de vínculo em um estabelecimento de saúde, como contracheque, crachá ou carteira de trabalho. 

A Semsa orienta que as pessoas que apresentarem sintomas de qualquer doença na fase aguda devem aguardar a completa recuperação para se vacinar.

Vacinação contra Gripe e Poliomielite

A vacinação contra a gripe está disponível para toda população a partir de 6 meses de vida, conforme a Semsa.

Em Santarém, segundo um levantamento da Semsa, 50.642 pessoas receberam a vacina até o momento. 

A Semsa possui  mais de 5.200 vacinas na rede de frios; a Campanha de vacinação segue até acabar as doses.

Já a campanha contra a Poliomielite vai até o dia 30 de setembro, tendo como público-alvo crianças de 1 a menores de 5 anos. Apesar disso, a Semsa relata que a taxa de vacinação deste ano continua muito baixa, apenas 6.244 crianças foram vacinadas contra o vírus. A vacinação contra os vírus está disponível nas UBS’s da zona Urbana, Planalto e Rios, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Santarém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!