Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pão de frigideira sem leite: confira a receita de um lanche em 5 minutos

Trigo, azeite e fermento estão entre os principais ingredientes. O tempo de preparo é de, no máximo, 5 min; confira

Paula Figueiredo

A receita do dia desta terça-feira (20/09) ensina como fazer pão de frigideira sem leite, uma opção de lanche prático e diferenciado para quem não pode consumir ou tem alergia ao líquido. Confira os ingredientes e o modo de preparo dessa delícia.

VEJA MAIS

Macarronada de brócolis: saiba como fazer uma receita sem carne
Brócolis, alho e creme de leite estão entre os principais ingredientes. O tempo de preparo é de, no máximo, 10 min; confira

Casquinha de caranguejo: saiba como preparar um almoço em 5 minutos
Carne de caranguejo desfiada e cozida, tomate e azeite estão entre os principais ingredientes. O tempo de preparo é de, no máximo, 5 min; confira

Ingredientes

  1. 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  2. 1 colher de sopa de fermento em pó
  3. 1 ½ colher de chá de sal
  4. 2 colheres de sopa de azeite
  5. 1 xícara de chá de água
  6. Farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha.
  2. Coloque a água em duas etapas: junte a metade e, com as mãos, misture bem; adicione o restante da água aos poucos, misturando até formar uma massa úmida. Transfira a massa para a bancada de trabalho levemente enfarinhada e sove por 3 minutos – no início, ela pode grudar nos dedos, mas fica mais consistente e lisinha durante a sova, evite adicionar mais farinha, que vai deixar o pão duro.
  3. Forme um cilindro com a massa e, com uma espátula de padeiro (ou faca), divida em 6 pedaços iguais. Cubra com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer.
  4. Leve uma frigideira grande (de preferência de ferro, ou uma chapa), para aquecer em fogo alto. Polvilhe farinha na bancada e, com um rolo de macarrão, abra uma porção da massa até formar um disco de 20 cm de diâmetro – polvilhe farinha sobre a massa e no rolo durante o processo para não grudar.
  5. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco de massa e faça vários furos com um garfo – isso evita que a massa infle ao assar. Diminua o fogo para médio e deixe “assar” por cerca de 2 minutos, ou até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado e com pintinhas chamuscadas. Com uma espátula (ou pinça), vire o pão e doure por mais 2 minutos.
  6. Transfira a piadina para um prato e cubra com um pano limpo para manter os pães macios e quentinhos. Repita com o restante da massa e, a cada duas piadinas preparadas, retire o excesso de farinha do fundo da frigideira com um pano para não queimar. Sirva a seguir. Experimente servir com tomates frescos, muçarela de búfala, manjericão e azeite.

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Comida Rápida
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM RECEITAS

ÚLTIMAS EM RECEITAS