Eleições 2022: Transparência Eleitoral acompanha preparação das urnas

ONG realizou vistoria em depósito de urnas localizado em Ananindeua

O Liberal

A organização não-governamental Transparência Eleitoral esteve na manhã desta quarta-feira (19) para uma vistoria no depósito de urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, que fica localizado em Ananindeua.

VEJA MAIS

image Eleições 2022: Prefeituras podem oferecer transporte gratuito no segundo turno
A reportagem já entrou em contato com os maiores colégios eleitorais para saber se a medida será aplicada no Pará e aguarda retorno

image TRE se reúne com forças de segurança pública nesta quinta-feira
Reunião é para alinhar o Plano de Segurança para o 2° turno das eleições

image Quando é o próximo debate entre Lula e Bolsonaro? Veja o cronograma das televisões
Além do debate no SBT, ainda há outros dois confrontos previstos entre os candidatos à Presidência

Erika Chagas é observadora eleitoral e estava avaliando o trabalho de carga e lacre das urnas. Ela lembra que o trabalho da organização está sendo feito desde o início do processo eleitoral com o objetivo de garantir um processo democrático limpo e com resultados transparentes e acessíveis.

Ao final do trabalho, a Transparência Eleitoral emite um relatório público que é encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com sugestões de melhorias.

image Preparação de urnas segue até dia 22 (Ivan Duarte/O Liberal)

"No Pará o processo foi todo mundo bem feito, com muito cuidado e dentro da regularidade. Notamos também os funcionários muito engajados no processo e as escolas no centro da cidade, que estavam muito acessíveis. Observamos desde a mídia que será inserida nas urnas até os eventuais problemas, quando observamos como [os técnicos] reagem e resolvem. Depois disso verificamos também a eleição em si, percorrendo vários colégios eleitorais para observar o tempo que leva para votar, a preparação dos mesários, se tem acessibilidade e demais questões", afirma.

Missões internacionais

A primeira experiência com missões internacionais da Transparência Eleitoral foi com a Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2018, com quem atuou também em 2020.

Neste mesmo ano, foi realizado o projeto piloto com a TE Brasil para uma missão de observação eleitoral nacional em cinco capitais: Belém, João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

A organização também participou de um treinamento presencial de mesários para as eleições de 2022, no qual teve a oportunidade de verificar o conteúdo e a metodologia empregada no Pará, além de ter acompanhado a votação na ilha de Mosqueiro, em Belém.

Urnas eletrônicas

A preparação das urnas segue até dia 22 na região metropolitana de Belém. No interior do estado, a preparação será realizada no período de 18 a 21 de outubro.

As urnas eletrônicas são carregadas com os dados do eleitorado no depósito de urnas do TRE, em Ananindeua, além dos dados dos candidatos que concorrem ao cargo de presidente da República. As urnas serão então lacradas e ficarão no aguardo do transporte aos locais de votação. Segundo o TRE, o parque de urnas nesta eleição subiu de 21 mil para praticamente 24 mil urnas. Em outubro, quase 50% dos equipamentos utilizados nas seções eleitorais já são do novo modelo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA